Plano de implementação de BIM no curso de Engenharia Civil da UFC

Autores/as

Palabras clave:

Implementação de BIM, Extensão, DCNs, Integração Acadêmica

Resumen

No contexto da Universidade Federal do Ceará (UFC), as primeiras iniciativas relacionadas a difusão do Bulding Information Modeling (BIM) no meio acadêmico iniciaram de forma pontual, com eventos, palestras e algumas pesquisas. Para Gonçalves et al.(2020) apesar de, atualmente, o conceito de BIM estar melhor difundido na UFC, bem como a percepção de sua relevância, o BIM não se encontra consolidado de forma integrada e consistente no curso, tendo-se aplicações pontuais de ferramentas BIM em algumas disciplinas. Ainda em seu trabalho, Gonçalves et al.(2020) ressalta a importância de projetos extracurriculares e organizações estudantis na disseminação do BIM e no preparo dos estudantes para o mercado de trabalho. Nesse sentido, tem-se a estratégia BIM BR que surgiu em 2018, por iniciativa do governo federal, que em 2019 foi atualizada sob o decreto No 9.983, de 22 de agosto de 2019, que tem como um de seus objetivos promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no Brasil. Tangente a isso, de acordo com as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos (Brasil, 2018). No contexto do ensino de BIM, para Batistello et al. (2019) a tecnologia BIM não é somente uma ferramenta de aprendizagem, influenciando também o processo de projeto, especialmente, possibilitando a interdisciplinaridade potencializando a formação baseada em competências. Succar et al. (2013) lista competências BIM as quais podem ser adquiridas ou aprimoradas por meio da educação e treinamento, dentre elas competências relacionadas à área gerencial, administrativa e funcional. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é propor um plano de implementação de BIM no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará, apoiado pela curricularização da extensão. Para auxiliar no processo de implementação nas disciplinas do curso, os professores terão o auxílio do Escritório de Projetos Integrados de Engenharia - EPE, um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica - DIATEC, composto por alunos, professores e profissionais do mercado, viabilizando a integração entre o meio acadêmico e profissional. Para tanto, os discentes terão a oportunidade de participar do Ciclo de BIM coordenado pelo EPE. O Ciclo de BIM, é um treinamento focado na tecnologia BIM aliado aos conteúdos trabalhados em sala de aula pelos professores, onde os alunos podem desenvolver seus projetos integradores das disciplinas do semestre de forma orientada e ainda, potencializar competências como projetar sistemas e produtos, formular, implantar, controlar e supervisionar soluções de engenharia, comunicar-se de forma eficaz, trabalhar de forma colaborativa, atualizar-se dos avanços tecnológicos, dentre outras, de acordo com o que estabelece as DCNs (Brasil, 2019). Segundo Souza(2016), foi comprovado que 64,2% dos problemas mais frequentes em projeto são de comunicação, e é uma habilidade chave na formação do profissional de engenharia sobretudo no contexto da aplicação da tecnologia BIM. Além disso, para a aplicação prática dos projetos serão utilizados os laboratórios do Centro de tecnologia como o LMI - Laboratório de Modelagem da Informação, e os softwares de fabricantes que possuem parcerias com a Universidade fornecendo licenças estudantis aos professores e alunos para fins educacionais. Inicialmente o EPE junto a coordenação do curso viabilizará capacitações básicas sobre a tecnologia BIM focado para os docentes do curso de Engenharia Civil da universidade. Em seguida, haverá um planejamento conjunto relacionado a integração das disciplinas classificadas por departamentos e por semestres, de forma a alinhar as entregas que os discentes deverão realizar em cada disciplina e o que o EPE orientará no processo. O processo de implementação terá duração de 5 anos entre os períodos de treinamento, execução e validação da implementação. O primeiro ano de implementação, será o período reservado para o treinamento dos discentes e alinhamento e planejamento das atividades que serão desenvolvidas com o EPE, bem como o desenvolvimento de um teste inicial a ser validado antes do desenvolvimento do processo de implementação com os alunos efetivamente. No ano seguinte, com o processo pré-validado, os alunos do 1º ano do curso começarão a participar do primeiro ciclo de formação BIM. No ano posterior, serão incluídos os alunos do 1º e 2º ano e assim sucessivamente a cada ano, de forma que ao final do processo serão incluídos até os alunos do 4º ano, pois, atualmente, no 5º ano do curso de Engenharia Civil estão previstas apenas as disciplinas de Projeto de Graduação e Estágio, que não farão parte do processo. Para validação da implementação será montada uma comissão formada pela coordenação do curso, pelo EPE e por um profissional do mercado convidado. Com isso, espera-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver habilidades relacionadas à tecnologia BIM, seus processos e ferramentas integrados ao desenvolvimento dos trabalhos das disciplinas, formando profissionais com o perfil adequado para atuar no mercado conforme o que estabelece as DCNs. Paralelo a isso, espera-se também que haja maior interesse por parte dos discentes e docentes no desenvolvimento de pesquisas focadas em BIM e tecnologias correlatas, como Lean, Green, automação de processos e inteligência artificial voltada para a Engenharia Civil, dentre outras. Além disso, os estudantes teriam a possibilidade de cumprir a carga horária mínima de extensão através da participação nos Ciclos de BIM.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/KRqPAcPrRt0

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Biografía del autor/a

Luciano Hamed Chaves Haidar Sousa, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduando na especialização Metodologia BIM pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos.

 

Sabrina Rodrigues Gonçalves , Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará.

Cely Martins Santos de Alencar , Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista. Coordenadora do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará.

Citas

BATISTELLO, P.; BALZAN, K. L.; PEREIRA, A. T. C. BIM no ensino das competências em Arquitetura e Urbanismo: transformação curricular. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10, p.

BRASIL. Ministério da Educação. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019 - https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolu%C3%87%C3%83o-n%C2%BA-2-de-24-de-abril-de-2019-85344528 Acesso em: 10 mar. 2021

BRASIL. Ministério da Educação. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808 Acesso em: 10 mar. 2021

BRASIL. Presidência da República. DECRETO No 10.306, DE 2 DE ABRIL DE 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-10.306-de-2-de-abril-de-2020-251068946. Acesso em: 31 mai. 2020.

GONÇALVES, Sabrina R, et al.Diagnóstica da metodologia BIM entre os anos de 2017 e 2019 no Centro de Tecnologia da UFC. In: XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia.2020.

SOUZA, FELIPE SOLLER CRUZ DE. A importância do plano de gerenciamento de comunicação em projetos. Orientador: PROF. DR. ARNALDO LYRIO BARRETO. 2016. 58 f. TCC (Mba) - Especialização, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www15.fgv.br/network/tcchandler.axd?tccid=5560. Acesso em: 19 mar. 2021.

SUCCAR, Bilal; SHER, Willy; WILLIAMS, Anthony. An integrated approach to BIM competency assessment, acquisition and application. Automation in construction, v. 35, p. 174-189, 2013.

Publicado

21/05/2021

Cómo citar

SOUSA, L. H. C. H.; GONÇALVES , S. R.; ALENCAR , . C. M. S. de . Plano de implementação de BIM no curso de Engenharia Civil da UFC. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/321. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Planejamento de inserção de BIM na educação