Dimensionamento de tubulação de água fria: adaptação para NBR5626

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.328

Palavras-chave:

extração de dados, dimensionamento, água fria

Resumo

O dimensionamento de tubulações é uma das tarefas que já existem no ambiente BIM e que, teoricamente, substituem o procedimento de cálculo tradicional. No entanto, verifica-se que uma das ferramentas mais populares não incorpora efetivamente a norma brasileira a esse respeito. Deparou-se com diversas alternativas de adaptação e destacou-se a possibilidade de harmonização da ferramenta mais popular com a norma brasileira, voltando-se especialmente para o ambiente didático. Esse caminho foi empreendido e, como resultado, foram desenvolvidos procedimentos e instrumentos de apoio à aula. Testes de compatibilização da proposta com a norma NBR 5626 demonstraram-se plenamente satisfatórios e sua aplicação em aula demonstrou-se prática embora ainda sejam necessários ajustes para tornar a proposta mais robusta, já que pequenos erros de modelagem ainda impedem o avanço dos alunos.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/gab4uol6JeU

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Leal Ferreira, Universidade de São Paulo

Doutorado em Engenharia Civil  pela Universidade de São Paulo. Professor Doutor na Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Construção Civil.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

FERREIRA, Sérgio Leal. Dimensionamento de tubulação de água fria: adaptação para NBR5626. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.328. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/328. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Materiais didáticos desenvolvidos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.