Interdisciplinaridade de Ensino-Aprendizagem na UFPR

Engenharia Civil e Expressão Gráfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3295

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Building Information Modeling, Ensino-Aprendizagem, Canteiro de Obras

Resumo

A adoção do Building Information Modeling (BIM) tem se tornado cada vez mais importante na indústria da construção civil, pois permite uma abordagem mais integrada e colaborativa durante o processo de projeto e construção. Neste contexto, a Universidade Federal do Paraná promoveu uma experiência inovadora de ensino-aprendizagem, unindo os cursos de Engenharia Civil e Expressão Gráfica através do BIM. Este trabalho apresenta a experiência de ensino-aprendizagem realizada na Universidade Federal do Paraná em 2022 envolvendo dois cursos que fazem parte da célula BIM do Projeto Construa Brasil, o curso de Engenharia Civil (EC) e o Curso de Expressão Gráfica (EG). A experiência foi aplicada conjuntamente em duas disciplinas, uma de cada curso. A disciplina do curso de Engenharia Civil foi Construção Civil I – CCI, cuja carga horária é 60 horas, essa disciplina é ofertada para alunos de 2º semestre. A matéria utilizada do curso de Expressão Gráfica foi a Modelagem da Informação e da Construção – MIC, também com carga horária de 60 horas e do 4º semestre. A proposta foi criar uma interdisciplinaridade entre os alunos de ambos os cursos, a fim de unir os conhecimentos dos alunos de Engenharia Civil sobre a proposta de um layout otimizado de um canteiro de obras com o conhecimento dos alunos de Expressão Gráfica sobre a utilização da ferramenta computacional para possibilitar uma melhor visualização de um canteiro.

Durante o semestre, os alunos de EC aprendiam sobre canteiros de obras, melhores posicionamentos de elementos de canteiro enquanto os alunos de EG aprendiam sobre a metodologia BIM e a utilização de software. Como as disciplinas já tinham seus horários definidos pelas coordenações dos cursos, às segundas e sextas-feiras a disciplina CCI e às terças e quintas-feiras a matéria MIC, foi criado um grupo no Microsoft TEAMS para o encontro dos alunos e criação das equipes de trabalho. Como os alunos de EC não tinham conhecimento algum do Autodesk Revit e os alunos de EG não tinham conhecimento sobre canteiro de obras, o objetivo dessa união foi estimular o uso de ferramentas computacionais para verificar alternativas viáveis para um melhor layout de canteiro de obras. Os alunos de EC contribuíram com as informações necessárias para elaboração do canteiro e os alunos de EG simulando no Autodesk Revit qual seria a melhor solução. Como a turma de EG era menor (15 alunos) e a de Engenharia Civil (90 alunos), para os alunos de EC foi ofertado duas opções de trabalho: primeira, fazer visitas a canteiros de obras e realizar um relatório sobre elas, ou segunda opção: trabalhar com os alunos de EG criando um canteiro otimizado de acordo com as características de obras e terrenos oferecidas pelos professores das da disciplina CCI. Somente 11 alunos de EC aceitaram participar dessa segunda opção. Para os alunos de EG o trabalho era obrigatório. Para realização dos trabalhos foram montadas equipes através do Microsoft TEAMS que deveriam ter no mínimo um aluno de EC e dois alunos de EG, a maioria dos grupos ficou composta por dois alunos de cada curso totalizando 6 equipes. Na disciplina de CC I, os docentes deram aulas teóricas sobre: partes que compõe um canteiro de obras, necessidades físicas, elementos de produção, sistemas de transporte, recebimentos de materiais, segurança no canteiro, acidentes de trabalho, exigências da NBR 18, entre outras normas relacionadas a canteiro. E o docente de EG ministrou aulas sobre: Conceitos BIM, Evolução dos Processos de Projeto, Interoperabilidade, ferramentas BIM e Modelagem Paramétrica da Construção. Ao final do semestre os alunos realizaram um projeto final da disciplina, que nesse ano foram os canteiros de obra. Para a realização dos trabalhos os alunos podiam escolher a caracterização de uma obra, a mesma poderia ser real ou fictícia, escolhendo o porte, a fase da obra, croquis dos projetos e o número de funcionários. Com essas decisões tomadas, partiu-se para a análise dos requisitos: dimensionamento do canteiro, com área de vivência, estruturas de escritório, almoxarifado, depósitos de materiais, entre outros, de acordo com os requisitos da norma NR 18 (2020). Essa etapa do trabalho iniciou-se com os alunos da matéria de construção civil discutindo as ideias com seus professores. E então juntamente com os alunos de Expressão Gráfica os grupos passaram para a fase final de montagem do modelo com a obra estudada e com as estruturas de canteiro levantadas nas etapas anteriores. Uma das equipes achou interessante visitar um canteiro real e depois fazer a modelagem dando soluções de layout para o mesmo. Ao final do trabalho as equipes apresentaram para a turma do seu respetivo curso qual era o seu terreno e tipo de obra e qual foi a solução adotada para o canteiro de obra. Nas turmas de Engenharia Civil, os trabalhos realizados foram apresentados no mesmo dia das equipes que escolheram fazer visitas as obras, e com isso pode-se comparar as soluções dos alunos com as praticadas em obras reais.

A modelagem BIM possibilitou que os alunos visualizassem qual era a melhor forma de atender as necessidades do projeto, atendendo as exigências legais, possibilitando a otimização das condições de trabalho sem esquecer da segurança. Encontrando um melhor local  para as áreas de vivência e áreas de produção, de maneira que as mesmas não interfira com as movimentações horizontais e verticais de material e pessoal, e que ao mesmo tempo lhe assegure controle da obra e facilidade de acesso para funcionários e visitantes, realizando simulações de passagem de veículos para carga e descarga de material, assim como simulações de melhor local para a colocação da grua. A experiência interdisciplinar de ensino-aprendizagem envolvendo Engenharia Civil e Expressão Gráfica através do BIM revelou-se um sucesso na Universidade Federal do Paraná. Através da união de conhecimentos e habilidades, os alunos puderam explorar a aplicação prática do BIM na otimização de canteiros de obras.

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Biografia do Autor

Barbara Boas, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba - PR, Brasil)

Isabella Andreczevski Chaves, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba - PR, Brasil)

Lia Yamamoto, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Curitiba - PR, Brasil)

Ciro Andrade Siqueira, Universidade Federal do Paraná

Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo, (Curitiba-PR) Brasi.

Referências

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR-18: condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Brasília: MTE, 2020.

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Publicado

06/11/2023

Como Citar

BOAS, B.; CHAVES, I. A. .; YAMAMOTO, L.; ANDRADE SIQUEIRA, C. Interdisciplinaridade de Ensino-Aprendizagem na UFPR: Engenharia Civil e Expressão Gráfica . In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3295. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3295. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

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