Atividade BIM em disciplina de Arquitetura
curso de Engenharia Civil
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3438Palavras-chave:
Building Information Modeling, recursos digitais, espaçoResumo
Este é o relato de atividade proposta no primeiro semestre da disciplina de Arquitetura e Desenho Universal do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT), ministrada paralelamente à de Representações Gráficas para alunos da 2ª. Série (anual) onde os alunos passam pela representação em papel, em AutoCAD e posteriormente em REVIT. A disciplina tem 80 horas e a atividade teve duração de 20 horas, com a participação de 24 alunos do curso. A experiência ocorreu no primeiro semestre de 2023. Foi desenvolvida como aplicação prática em complementação à teoria ministrada. Nesta disciplina, não se espera que os alunos projetem edifícios mas que compreendam a relação entre a atividade do engenheiro civil e do arquiteto no desenvolvimento de espaços construídos. O objetivo da atividade era utilizar ferramentas digitais e exemplos de modelo tridimensionais de obras de destaque para exercitar a percepção, a observação e a análise das obras, já introduzindo competências para a manipulação de modelos BIM e visualização do modelo. A partir deste material, os alunos deveriam preparar desenhos para a produção de uma maquete. Foram sugeridas algumas obras com baixa complexidade formal para que as partes da pudessem ser cortadas na máquina a laser, em chapa de poliestireno branco. A experiência utilizou representações bidimensionais como plantas, cortes, elevações, fotos de obras arquitetônicas e foram fornecidos arquivos das obras modeladas em sketchup para a análise e identificação dos elementos arquitetônicos. Os alunos utilizaram o software AutoCAD para a produção dos desenhos das partes a serem recortadas na máquina a laser do FabLAB-IMT com exportação para geração de arquivos do tipo dxf e o Autodesk FormIT para visualização, obtenção de medidas e cruzamento de informações a respeito da construção. Após executadas as partes os alunos identificaram os elementos e montaram as maquetes. A atividade foi proposta para alunos que finalizaram o Ciclo Básico da Engenharia e o uso da modelagem geométrica tridimensional auxilia na compreensão espacial e construtiva dos ambientes edificados forçando os estudantes a perceberem as relações entre os diferentes documentos em 2D utilizados para o registro das obras. Seria importante a criação de um banco de modelos de obras de relevância para um aproveitamento mais amplo da ferramenta na exploração da arquitetura. Na sequência desta atividade, está prevista também a visualização em Realidade Aumentada destes modelos. Um outro ponto importante é a compreensão do conjunto do processo, do desenho das elevações ao desenho de fabricação, a exportação de arquivos e a finalização com a montagem das partes. Devemos destinar mais tempo para a leitura conjunta das obras utilizando o Software Formit que não é uma ferramenta BIM apenas de visualização mas também de criação de massas e muito interessante para simulação de volumetrias nas fases iniciais dos projetos e verificação de alternativas para as propostas. Apesar da grande dificuldade dos alunos em identificar escalas, compreender os espaços representados por linhas e serem obrigados a pensar espacialmente as edificações, os resultados foram positivos, os alunos mostraram-se interessados durante o processo e animados com os resultados concretos e transformação dos desenhos em maquetes físicas.
Downloads
Referências
SUCCAR, B; SHER, W. A competency knowledge-base for BIM learning. Automation in Construction, Newcastle, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR