Atividade BIM em disciplina de Arquitetura

curso de Engenharia Civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3438

Palavras-chave:

Building Information Modeling, recursos digitais, espaço

Resumo

Este é o relato de atividade proposta no primeiro semestre da disciplina de Arquitetura e Desenho Universal do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT), ministrada paralelamente à de Representações Gráficas para alunos da 2ª. Série (anual) onde os alunos passam pela representação em papel, em AutoCAD e posteriormente em REVIT. A disciplina tem 80 horas e a atividade teve duração de 20 horas, com a participação de 24 alunos do curso. A experiência ocorreu no primeiro semestre de 2023. Foi desenvolvida como aplicação prática em complementação à teoria ministrada.  Nesta disciplina, não se espera que os alunos projetem edifícios mas que compreendam a relação entre a atividade do engenheiro civil e do arquiteto no desenvolvimento de espaços construídos. O objetivo da atividade era utilizar ferramentas digitais e exemplos de modelo tridimensionais de obras de destaque para exercitar a percepção, a observação e a análise das obras, já introduzindo competências para a manipulação de modelos BIM e visualização do modelo. A partir deste material, os alunos deveriam preparar desenhos para a produção de uma maquete. Foram sugeridas algumas obras com baixa complexidade formal para que as partes da pudessem ser cortadas na máquina a laser, em chapa de poliestireno branco. A experiência utilizou representações bidimensionais como plantas, cortes, elevações, fotos de obras arquitetônicas e foram fornecidos arquivos das obras modeladas em sketchup para a análise e identificação dos elementos arquitetônicos. Os alunos utilizaram o software AutoCAD para a produção dos desenhos das partes a serem recortadas na máquina a laser do FabLAB-IMT com exportação para geração de arquivos do tipo dxf e o Autodesk FormIT para visualização, obtenção de medidas e cruzamento de informações a respeito da construção. Após executadas as partes os alunos identificaram os elementos e montaram as maquetes. A atividade foi proposta para alunos que finalizaram o Ciclo Básico da Engenharia e o uso da modelagem geométrica tridimensional auxilia na compreensão espacial e construtiva dos ambientes edificados forçando os estudantes a perceberem as relações entre os diferentes documentos em 2D utilizados para o registro das obras. Seria importante a criação de um banco de modelos de obras de relevância para um aproveitamento mais amplo da ferramenta na exploração da arquitetura. Na sequência desta atividade, está prevista também a visualização em Realidade Aumentada destes modelos. Um outro ponto importante é a compreensão do conjunto do processo, do desenho das elevações ao desenho de fabricação, a exportação de arquivos e a finalização com a montagem das partes. Devemos destinar mais tempo para a leitura conjunta das obras utilizando o Software Formit que não é uma ferramenta BIM apenas de visualização mas também de criação de massas e muito interessante para simulação de volumetrias nas fases iniciais dos projetos e verificação de alternativas para as propostas. Apesar da grande dificuldade dos alunos em identificar escalas, compreender os espaços representados por linhas e serem obrigados a pensar espacialmente as edificações, os resultados foram positivos, os alunos mostraram-se interessados durante o processo e animados com os resultados concretos e transformação dos desenhos em maquetes físicas.

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Biografia do Autor

Paula Katakura, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

Arquiteta e Urbanista, graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Engenharia Civil e coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Práticas Integradas em BIM no Instituto Mauá de Tecnologia (São Caetano do Sul - SP, Brasil).

Pedro Henrique Cerento de Lyra, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

Graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia (São Caetano do Sul - SP, Brasil).

Referências

SUCCAR, B; SHER, W. A competency knowledge-base for BIM learning. Automation in Construction, Newcastle, 2013.

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Publicado

02/11/2023

Como Citar

KATAKURA, P. .; LYRA, P. H. . C. de. Atividade BIM em disciplina de Arquitetura: curso de Engenharia Civil. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3438. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3438. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas