Panorama das pesquisas de pós-graduação brasileiras sobre ensino e aprendizagem de BIM entre 2013 e 2018

Autores/as

Palabras clave:

BIM, ensino e aprendizagem, AEC

Resumen

A partir de seleção de documentos disponíveis no Catálogo de teses e dissertações da CAPES foi feita uma análise nas pesquisas de pós-graduação publicadas entre 2013 e 2018 que enfocaram o ensino e aprendizagem de BIM. Para realizar a seleção e análise dos documentos, foi adotado como método de pesquisa qualitativa a Análise de Conteúdo, que abrange um processo de classificação e agrupamento de textos a partir de categorias conceituais. A seguintes etapas foram percorridas: (a) seleção inicial de documentos a partir da busca pelos termos BIM, “Building Information Modeling” e “Modelagem da Informação da Construção” nas grandes áreas de conhecimento Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia e Multidisciplinar e áreas de conhecimento Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo; (b) para cada termo, os trabalhos encontrados foram classificados nas diferentes categorias de pós-graduação existentes na base de dados (doutorado, mestrado, mestrado profissional e profissionalizante); (c) dentro de cada categoria de pós-graduação, os trabalhos foram agrupados por ano, considerando o período entre 2013 e 2018; (d) foram comparadas as relações obtidas para cada palavra-chave, de forma a identificar trabalhos repetidos e unificar as 3 listas em apenas uma; (e) os títulos dos trabalhos foram lidos objetivando selecionar aqueles que tratam de ensino e aprendizagem; (f) dos trabalhos identificados na fase anterior, foram analisados o foco, tema e principais achados das pesquisas; e, (g) os resultados encontrados foram sistematizados e avaliados. Após realizar a seleção de trabalhos para análise, obteve-se uma relação de 152 pesquisas de pós-graduação que trataram de BIM entre os anos de 2013 a 2018. Destas, 4 teses e 8 dissertações enfocaram algum aspecto do ensino e aprendizagem, e tinham como objetivo principal: (a) propor métodos, diretrizes e ferramentas para inserção de diferentes TICs ou especificamente de BIM em currículos de cursos de graduação (6 trabalhos); (b) avaliar experiências de ensino e aprendizagem (de projeto, de informática aplicada ou de BIM) em cursos de graduação (3 trabalhos); (c) propor diretrizes para ensino integrado de BIM em diferentes disciplinas ou diferentes fases do ciclo de vida da edificação (2 trabalhos); e, (d) discutir as vantagens do BIM na aprendizagem de conteúdos (1 trabalho). Dentre os principais resultados dos trabalhos analisados destaca-se: (a) que BIM auxilia na aprendizagem de conteúdos de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil mas ainda é incipiente sua adoção nos cursos de graduação no país; (b) existe grande demanda de atualização de cursos e de docentes; (c) recomenda-se a inserção de práticas colaborativas, interdisciplinares e integradas nos currículos e a escolha de métodos de ensino e aprendizagem ativos para formar profissionais capacitados em BIM; e, (d) o ensino de BIM deve acontecer ao longo de todo o curso, desde seu início, de modo gradativo e com aumento crescente de complexidade. Finalmente, é importante destacar que apesar do atraso na atualização dos cursos no Brasil, estes trabalhos compõe um conjunto que pode auxiliar de forma relevante as instituições na inserção de BIM nos seus currículos, pois apresentam uma diversidade de experiências já vivenciadas em universidades; novas propostas criadas pelos pesquisadores; diretrizes e orientações em relação a disciplinas e conteúdos programáticos a serem ofertados, habilidades a serem desenvolvidas, atividades e avaliações que podem ser adotadas, dentre outras diversas ferramentas.

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Publicado

17/09/2018

Cómo citar

CHECCUCCI, Érica de S. . Panorama das pesquisas de pós-graduação brasileiras sobre ensino e aprendizagem de BIM entre 2013 e 2018. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–48. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/91. Acesso em: 18 may. 2024.

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