A experiência do ensino de BIM na UFV

Autores

  • Kleos M Lenz Cesar JR
  • Douglas Lopes de Souza

Palavras-chave:

BIM, Modelagem, Colaboração, Ensino, Disciplina de Graduação

Resumo

Criada em 2014 por iniciativa de um professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e outro do curso de Engenharia Civil, a disciplina Modelagem da Informação da Construção é de natureza multidisciplinar. Recebe estudantes de Arquitetura, Engenharia Civil e Agrimensura e é dividida em conteúdo teórico e prático, onde os estudantes são estimulados ao pensamento crítico sobre BIM. O debate teórico alimenta as atividades práticas que acontecem em laboratório, permitindo autonomia em pesquisa e desenvolvimento de modelos de construções. Os estudantes são divididos em equipes por disciplina de interesse. Cada equipe estuda o processo de modelagem das disciplinas de sua responsabilidade, apresentado seminários com os resultados alcançados. Na fase seguinte, as equipes especialistas são dissolvidas e duas novas equipes multidisciplinares são formadas por um integrante de cada equipe especialista. Neste trabalho, os estudantes recebem a missão de realizar um projeto completo de edifício simples, abordando os aspectos arquitetônicos, estruturais, de instalações, com a produção de toda a documentação necessária em modelo único. Este é produzido de forma colaborativa, sendo o modelo central hospedado num servidor da universidade, garantindo acesso remoto. Um dos estudantes é nomeado BIM Manager, sendo ele responsável tanto pela manutenção e gerenciamento do modelo central, como pela coordenação geral das atividades da equipe. Este método estimula o desenvolvimento do trabalho de forma independente e permite a experiência do processo de projeto simultâneo. Há também o estímulo à experiência com interoperabilidade com outros softwares BIM compatíveis, principalmente via IFC. O modelo único e os resultados alcançados são apresentados em outro seminário. Por iniciativa dos próprios estudantes, a partir do conhecimento adquirido nesta disciplina, vários TCCs vem sendo desenvolvidos. A empatia entre futuros profissionais de áreas distintas é o fruto principal desta disciplina, devido à valorização da informação transitada entre estes profissionais durante o processo de modelagem. Os estudantes são levados a compreender os diferentes modos de trabalho e demandas de toda a equipe, capacitando nossos estudantes para uma prática integrada no mercado de trabalho.

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Publicado

17/09/2018

Como Citar

CESAR JR, K. M. L. .; SOUZA, D. L. de. A experiência do ensino de BIM na UFV. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–19. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/92. Acesso em: 19 maio. 2024.

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