Conforto Térmico em escolas públicas

UM estudo de caso na escola José Quintella Cavalcanti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6263

Palavras-chave:

ASHRAE Standard 55, Conforto térmico, CBE Thermal Comfort Tool, Escolas públicas, simulação

Resumo

Estudos recentes apontam uma ligação intrínseca entre o conforto térmico oferecido pelo ambiente e os níveis de concentração, desempenho e aprendizagem alcançados por seus usuários. Nas instituições públicas de ensino, edificações onde as restrições orçamentárias comumente tornam proibitivo o uso da climatização artificial, a obtenção do conforto térmico depende primordialmente de estratégias passivas de climatização, a exemplo da ventilação natural. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto da velocidade do ar no conforto térmico de uma sala de aula da escola Quintella Cavalcanti, localizada em Arapiraca-AL, município do agreste alagoano, com base em dados de medições in loco de temperatura, utilizando-se a ferramenta CBE Thermal Comfort Tool para estimativas de conforto adaptativo conforme a ASHRAE Standard 55. Foram realizadas 20 medições in loco na estação quente, calculando-se os índices PMV/PPD. Sob velocidade do ar nula, verificou-se sensação de desconforto. Já as estimativas do efeito do movimento do ar indicaram que, mesmo com velocidades < 0,5 m/s, obter-se-ia conforto térmico entre as 8h e 16h (PMV < 0,5), com um efeito de resfriamento fisiológico de até 2,3°C. Ressalta-se a importância do uso dos princípios de adequação bioclimática em edificações para proporcionar conforto térmico aos ocupantes.

Biografia do Autor

Dayany Barreto Vasconcelos, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em conforto térmico, pela Universidade Federal de Alagoas. 

Sabrina Lucia de Farias Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Dinâmicas do Espaço Habitado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU UFAL

Juliana Oliveira Batista, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professora da Universidade Federal de Alagoas

Fernando Antônio de Melo Sá Cavalcanti, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas 

Referências

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

VASCONCELOS, Dayany Barreto; SILVA, Sabrina Lucia de Farias; BATISTA, Juliana Oliveira; CAVALCANTI, Fernando Antônio de Melo Sá. Conforto Térmico em escolas públicas : UM estudo de caso na escola José Quintella Cavalcanti . In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–13. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6263. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6263. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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