Avaliação Pós-Ocupação do Programa do Governo do Estado de Alagoas Pequenas obras, Grandes Mudanças e sua continuidade: Estudo de Caso na Grota de Iraci da Cidade de Maceió

Autores

  • Adriana de Oliveira Santos Weber Universidade Federal de Alagoas
  • Rafael Gama Vieira Cerqueira Universidade Federal de Alagoas
  • Emanuelly Reis Santana Universidade Federal de Alagoas
  • Emily Francini da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Marília Suelen de Barros Couto Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6384

Palavras-chave:

Avaliação Pós-Ocupação, Grota da Iraci, mobilidade urbana

Resumo

A cidade de Maceió possui um quadro agravante de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, vivendo em locais insalubres, sem condições dignas de moradia, devido à falta de emprego e/ou à procura por moradias de baixo custo. Este cenário é recorrente desde o processo de industrialização, na metade do século XX, onde desde a dada época, as pessoas que não tiveram oportunidade, acabaram se alojando nas regiões periféricas, formando bolsões de miséria, o que pode ser visto nas grotas da capital alagoana. Diante dessa situação, o programa do Governo do Estado de Alagoas, Pequenas Obras, Grandes Mudanças e sua continuidade, vem realizando um trabalho que visa melhorar a infraestrutura das grotas e proporcionar mobilidade urbana. Assim, o seguinte trabalho tem como objetivo realizar uma APO na Grota da Iraci da cidade de Maceió, utilizando os métodos de análise de dados referenciados nesta avaliação. Para tal, foi realizada uma APO do nível 01 (indicativo), a qual demonstrou que o programa do estado trouxe melhorias significativas para o que é proposto, como infraestrutura e principalmente mobilidade urbana para os moradores, porém apresentou problemas de execução diante dos requisitos analisados que necessitam ser corrigidos para uma maior durabilidade no futuro e principalmente um melhor aspecto construtivo. Os moradores ainda apontaram questões consideradas cruciais que poderiam ser abordadas futuramente pelo programa.

Biografia do Autor

Rafael Gama Vieira Cerqueira, Universidade Federal de Alagoas

Engenheiro Civil

Emanuelly Reis Santana, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica de Engenharia Civil

Emily Francini da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica de Engenharia Civil

Marília Suelen de Barros Couto, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica de Engenharia Civil

Referências

MORAES, O. B. Método de análise de dados para avaliação de áreas urbanas recuperadas: Uma abordagem utilizando a lógica fuzzy. Ed.rev. – São Paulo, 2008. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil.

RESENDE, H. Política de saúde mental no Brasil: uma visão histórica. In: COSTA, Nilson do Rosário; TUNDIS, Silvério Almeida. Cidadania e loucura: políticas de saúde mental no Brasil. 7. ed. Petrópolis: Vozes, co-edição ABRASCO, 2001. p. 15-73.

SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO - Ações e Programas. Disponível em: < http://setrand.al.gov.br/pagina-inicial/lista-de-pastas/acoes-e-programas >. Acesso em: 10 out. 2017.

ABIKO, A. K.; ORNSTEIN, S. W. Inserção Urbana e Avaliação Pós-Ocupação (APO) da Habitação de Interesse Social/editado por São Paulo: FAUUSP,2002. (Coletânea Habitare/FINEP,1). 373p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674: Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. Rio de Janeiro Julho de 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-1 – Edificações habitacionais – Desempenho – Requisitos Gerais. Rio de Janeiro, 2013.

ISO 6241 Performance Standards in building – Principles for their preparation and factors to be considered (Normalização e Desempenho dos Edifícios. Princípios de sua preparação e fatores a serem considerados). 1984

SOUZA, C. L. Cognição Ambiental e as Relações: Mapas Cognitivos, Ambiente Construído e APO. Instituto de Psicologia UnB. Textos do Laboratório de Psicologia Ambiental, 1995, Vol. 4 Nº 8.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

WEBER , Adriana de Oliveira Santos; GAMA VIEIRA CERQUEIRA, Rafael; REIS SANTANA, Emanuelly; FRANCINI DA SILVA, Emily; DE BARROS COUTO, Marília Suelen. Avaliação Pós-Ocupação do Programa do Governo do Estado de Alagoas Pequenas obras, Grandes Mudanças e sua continuidade: Estudo de Caso na Grota de Iraci da Cidade de Maceió . In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–9. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6384. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6384. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Urbano

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.