Submissões

O evento não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Para a 1a fase da avaliação às cegas, o arquivo não deve ter identificação de autoria, sendo inserida a informação sobre os autores somente na fase final de envio do artigo para publicação.

Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos precisam estar de acordo com o template de artigos disponível para download.

Em Informação para autores você encontra o passo a passo sobre o processo de submissão de artigos nesta plataforma. 

Materiais, técnicas e sistemas construtivos sustentáveis.

Este eixo traz questões relacionadas aos materiais e processos construtivos no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção Civil (AEC). O setor busca soluções inovadoras, não habituais, e que visam um processo holístico da construção voltados para a melhoria do meio ambiente, que adotem princípios de descarbonização, resiliência, circularidade e equidade. Na busca por soluções tanto nas áreas residenciais ou prediais, quanto urbanas, o setor necessita de técnicas construtivas que garantam a racionalização e a criação de obras mais limpas e ambientalmente corretas, seja por meio de métodos operacionais, pelos materiais que emprega ou pelas características locais.

Projeto e gestão do ciclo de vida de edificações, vizinhança e áreas urbanas.

A gestão do ciclo de vida, por meio de ferramentas como a Avaliação do Ciclo de Vida, proporciona a identificação dos impactos ambientais associados aos diversos estágios do ciclo de vida de uma edificação, da repercussão desses impactos em áreas direta e indiretamente afetadas e, consequentemente, de perspectivas técnica e economicamente viáveis para a sua mitigação. Gerir, preservar e consumir de forma regrada e transformar os resíduos faz parte das ponderações metodológicas discutidas neste eixo de trabalho.

Políticas públicas, planejamento e cidades sustentáveis

Este eixo procura discutir a inserção da sustentabilidade no conjunto de políticas públicas e em suas inter-relações, buscando incorporar para além das questões político-institucionais de tomada de decisões, as formas de interlocução do Estado com os grupos organizados da sociedade. Também aborda o processo de definição, acompanhamento e implementação de políticas públicas, bem como, questões relativas à articulação e cooperação entre os diferentes atores sociais e políticos, levantando
questões sobre os arranjos institucionais e mecanismos que buscam refletir e/ou contribuir para a melhoria da segurança e qualidade de vida urbanas.

Habitação urbana e rural: qualidade, tecnologia e inovação.

É necessário reverter a lógica atual dos aglomerados informais e das áreas rurais, quase sempre caracterizados por casas em áreas de risco e de baixa qualidade. O desenvolvimento de tecnologias sociais para a construção de HIS e as habitações de áreas rurais permite que a moradia cumpra sua função social, requalificando o espaço onde foi implantada. Esse eixo temático aborda discussões e alternativas inovadoras ao modo tradicional de conceituar, projetar e construir as HIS e as habitações de áreas rurais, além de pautas sobre sua relação com o entorno e a cidade.

Mobilidade urbana e caminhabilidade.

Esta área temática propõe articular discussões acerca das dinâmicas e possibilidades de uso dos espaços e deslocamentos urbanos, de forma a compreender como os serviços e infraestruturas na urbe podem ser transformados para promover a construção de uma estrutura de produção de cidade mais sustentável, inteligente, humana e acessível. Pensando na qualidade ambiental, na redução de emissões poluentes e na economia de energia, é fundamental que as cidades deixem de ser concebidas para carros e passem a focar nas pessoas e nas necessidades relacionadas à segurança, à mobilidade e ao lazer. É essencial, portanto, a reconquista da rua como lugar de encontro, estar e convivência dos pedestres.

Indicadores, benchmarks e métricas para sustentabilidade e circularidade.

Refletir sobre as estratégias de qualidade produtividade e sustentabilidade da Construção Civil, por meio indicadores de desempenho e/ou análise comparativa de resultados são estratégias que permitem controlar processos críticos e apresentar possibilidades de melhorias para o processo construtivo, com enfoque na sustentabilidade. O desenvolvimento de métricas que visam medir e quantificar a circularidade na construção civil favorece a sustentabilidade e se faz necessário discutir e analisar as principais métricas utilizadas no mercado, considerando os custos, benefícios e as metodologias adotadas em cada uma delas.

Saneamento e comunidades sustentáveis.

As soluções descentralizadas de esgotamento sanitário são fundamentais para a construção de estratégias de saneamento em
comunidades isoladas e cidades sustentáveis sendo, portanto, fundamentais para o pensamento de um futuro rumo à universalização do saneamento básico. Este tópico visa discutir a importância das soluções ecológicas no contexto do saneamento de comunidades isoladas, assim como a avaliação de intervenções nos assentamentos urbanos, na busca pela universalização do saneamento, que pretende uma adequação processual e integrada, com estruturas de administração comprometidas em alcançar a universalização e a recuperação das águas urbanas.

Infraestruturas sustentáveis e Energias Renováveis.

Este eixo temático propõe promover discussões a partir de conceitos relacionados às infraestruturas verdes e energia renováveis e às novas possibilidades de soluções voltadas para as potencialidades e inspirações vindas da natureza. São trabalhos relacionados principalmente aos estudos de equipamentos e sistemas de infraestrutura destinados a possibilitar o acesso aos serviços essenciais da sociedade, por meio de uma perspectiva sustentável e conectada com o planeta.

Sistemas de Espaço Livre, arborização e clima urbano.

Este eixo temático propõe promover discussões, considerando a construção e a manutenção de paisagens, a partir de projetos e intervenções no Sistema de Espaços Livres Urbanos, destacando suas características morfológicas e agentes produtores. Pretende-se abordar, também, aspectos referentes à vegetação e ao clima urbano, destacando sua relação, e enfocando as escalas locais, regionais e metropolitanas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.