AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE ÔNIBUS A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PASSAGEIRO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:

ESTUDO DE CASO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE, BRASIL

Autores

  • Michelle LEICHTER Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Janaine F. G. TIMM Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Júlia M. DALMORO Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Juliana KLAS Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ana PASSUELLO Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Gestão Urbana Sustentável, Cidades Sustentáveis e inteligentes, Agenda 2030, Mudanças Climáticas

Resumo

O crescente aumento populacional, nos centros urbanos, traz à tona alguns desafios, aos gestores públicos e à sociedade, a exemplo da mobilidade urbana. Dados oficiais mostram que Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, tem enfrentado problemas no trânsito oriundos do excedente de veículos, potencialmente poluidores, trafegando na cidade. As bicicletas são um tipo de modal alternativo, quando alinhados à integração inteligente de ciclovias, podem atuar como um mecanismo facilitador do deslocamento, além de contribuir com a mitigação das emergências climáticas. Surge então a proposta das vias calmas sustentáveis e inteligentes. Trata-se de vias estratégicas, na qual se reduz a velocidade máxima permitida, no intuito de promover uma convivência harmoniosa sustentável, mais limpa e inteligente entre os modais. Questiona-se sobre a situação atual das ciclovias construídas, em Campo Grande (MS), se as mesmas atuam como solução de mobilidade sustentável e inteligente. O objetivo geral deste estudo é analisar a situação atual das ciclovias construídas, em Campo Grande (MS), se as mesmas atuam como solução de mobilidade sustentável e inteligente. Trata-se de um ensaio teórico, um estudo exploratório e descritivo. Os dados secundários, sobre o número de veículos, acidentes e sobre estrutura viária de Campo Grande, serão tratados de forma mista. O software Iramuteq será aplicado na categorização dos dados levantados no corpus textual. Resultados iniciais evidenciam as fragilidades do poder público em lidar com o aumento populacional e em desenhar políticas públicas que construam vias calmas mais sustentáveis e inteligentes. A cidade ainda está distante da percepção de ser mais sustentável e segura, como mecanismos de mitigação da emergência climática. Espera-se que os resultados, a serem ainda finalizados, possam contribuir para o debate de segurança e mobilidade urbana com a comunidade científica internacional e que os autores possam conhecer boas práticas de gestões públicas mais sustentáveis e inteligentes, à sugerir melhorias contínuas aos tomadores de decisões públicas

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Publicado

2023-04-24

Como Citar

LEICHTER, M., TIMM, J. F. G., DALMORO, J. M., KLAS, J., & PASSUELLO, A. (2023). AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE ÔNIBUS A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PASSAGEIRO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE, BRASIL. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 4, 1072–1085. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2679

Edição

Seção

Cidades e sustentabilidade: resiliência, mobilidade e acessibilidade

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