APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM EDIFICAÇÕES MULTIFAMILIARES CONSIDERANDO O CONCEITO DE NET ZERO WATER BUILDINGS

Autores/as

  • Amanda Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJ - FAU)
  • Ana Luzia Leandro Argôlo Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJ - FAU)
  • Luiza Barroso Martins Dutra e Mello Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJ - FAU)
  • Tamara Damasceno da Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJ - FAU)
  • Karoline Figueiredo Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJ - FAU)
  • Assed Naked Haddad Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJ - FAU)
  • Marcelo Gomes Miguez Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJ - FAU)
  • Aline Pires Veról Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJ - FAU)

Palabras clave:

aproveitamento de água de chuva, sistemas prediais sustentáveis, net zero water buildings, edificações sustentáveis

Resumen

Existe uma relação próxima entre sustentabilidade e uso racional da água, como forma de evitar escassez hídrica e de tornar mais econômico, financeiramente, o uso da água de abastecimento público. Em uma visão sistêmica, a edificação, como célula básica da urbanização, tem importância também no desempenho dos sistemas urbanos e essa consciência é ainda pouco explorada. A discussão edilícia e a urbana caminham, muitas vezes, de forma separada, com particularidades próprias das diferentes escalas de cada um desses contextos. No âmbito dos projetos de sistemas prediais sustentáveis está o conceito de Edifícios com Balanço Hídrico Nulo, cujo termo em inglês é Net Zero Water Buildings (NZWB), que indica que um dado recurso, neste caso, a água, pode ser consumido tanto quanto for a sua produção no próprio local, sem gerar dependência externa, alcançando um equilíbrio entre demanda e disponibilidade, de forma mais sustentável. É importante sua consideração já na fase do projeto de arquitetura, avaliando questões como a máxima redução do consumo e adaptação ao clima local. Este trabalho tem como objetivo conceber um projeto de aproveitamento de água de chuva em uma edificação multifamiliar, que possa ser adaptável a diferentes tipos de edificações, considerando o conceito de NZWB. Nesse sentido, considera-se a oferta de chuva local, a área de captação do edifício, e os possíveis usos da água pluvial na edificação. É desenvolvido o projeto do sistema predial de aproveitamento de águas pluviais para a situação escolhida. Como principal resultado, são estabelecidas orientações para a concepção de projetos de arquitetura que levem em conta um projeto de NZWB - interface de funcionamento entre edifício civil e seus sistemas prediais.

Publicado

03/06/2023

Cómo citar

Silva, A. O. da, Argôlo, A. L. L., Mello, L. B. M. D. e, Cunha, T. D. da, Figueiredo, K., Haddad, A. N., Miguez, M. G., & Veról, A. P. (2023). APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM EDIFICAÇÕES MULTIFAMILIARES CONSIDERANDO O CONCEITO DE NET ZERO WATER BUILDINGS. ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y EUROPEO SOBRE EDIFICICACIONES Y COMUNIDADES SOSTENIBLES, 3, 636–647. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2776

Número

Sección

Ciudades: Infraestructura, Gestión y Planificacíon

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>