Bangu caminhável

O Índice de Caminhabilidade como metodologia de projeto

Autores

Palavras-chave:

Bangu, Índice de caminhabilidade, Mobilidade ativa, Cidade sustentável, Subúrbio do Rio de Janeiro

Resumo

Bangu, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, é marcado pela presença da ferrovia, que apesar de contribuir para mobilidade na escala da cidade, divide o bairro, criando espaços desagradáveis ao pedestre. Ainda que os bairros suburbanos tenham tido seu desenvolvimento em função da ferrovia, a evidência do automóvel no planejamento urbano se faz presente nesses locais, o que se percebe pela presença de calçadas estreitas e vias largas, colaborando para o afastamento das pessoas dos espaços públicos. Percursos curtos que poderiam ser feitos a pé, são dificultados por questões de segurança, acessibilidade e mesmo pela falta de conforto ambiental. O trabalho critica o modelo de cidade que prioriza o automóvel em detrimento das pessoas, e propõe a requalificação e transformação da área central de Bangu, visando torná-lo um bairro caminhável. Para guiar o processo de projeto foi utilizado o Índice de Caminhabilidade
(ICam), desenvolvido pelo ITDP Brasil. Propõe-se ainda, adaptar o ICam existente com a inclusão de indicadores de sustentabilidade e resiliência urbana, criando um Índice de Caminhabilidade Verde. Foi possível perceber que a utilização do ICam como metodologia de análise do espaço urbano colaborou para a percepção dos aspectos biofísicos e urbanos do lugar, facilitando o reconhecimento dos problemas do território e o desenvolvimento de um projeto urbano que favoreça a mobilidade ativa e a readequação da cidade sob a ótica do pedestre. A incorporação de novos indicadores ao ICam foi importante, pois além de complementar os parâmetros existente, coloca em pauta a necessidade de transformar as cidades a partir de princípios de sustentabilidade ambiental e resiliência. Ainda, o reconhecimento de padrões urbanos e a criação de tipologias de ruas, permitiu que fosse criado um modelo de bairro caminhável adaptável no contexto do subúrbio carioca e que pode ser utilizado como base para outros projetos na região.

Biografia do Autor

Patricia Brandão de Sousa, Universidade Federal do Rio do Janeiro

Graduada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestranda em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Adriana Sansão Fontes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Lucas Rosse Caldas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e do Programa de Engenharia Civil. Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

Sousa, P. B. de, Sansão Fontes, A. ., & Caldas, L. R. (2024). Bangu caminhável: O Índice de Caminhabilidade como metodologia de projeto. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3556

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