Sobre o Evento

O Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas (SBTA) é principal evento técnico brasileiro voltado às argamassas de construção e aos revestimentos em edificações, com foco na contribuição da pesquisa acadêmica nacional, associado a uma abordagem tecnológica voltada para o mercado. Realizado a cada dois anos, o SBTA tem a sua 15ª edição dedicada a temas como tecnologia dos materiais, inovação, sustentabilidade, manutenção e reparo, desempenho, métodos de ensaio e processos de execução.

 

Processo de avaliação pelos pares

De início será feita uma análise dos artigos antes de submetê-los ao Conselho Editorial. Nessa análise, serão considerados aspectos como: escopo do artigo, formatação, apresentação do artigo segundo as normas da revista, adequação das citações à referência bibliográfica, qualidade das tabelas e figuras, preenchimento correto de todos os dados solicitados. Os artigos que não atendem a todos os requisitos solicitados são rejeitados, e os respectivos autores são orientados a refazer a submissão com os respectivos ajustes.

Em seguida o Conselho Editorial analisará aspectos como: coerência metodológica, significância dos resultados obtidos, consistência na conclusão entre outros aspectos qualitativos e quantitativos do artigo.

Tendo sido aprovado nas etapas anteriores, o artigo será enviado para, no mínimo,  dois pareceristas, por meio do processo de avaliação pelos pares, em sistema de avaliação duplo-cego (double blind review).

 

Periodicidade

O SBTA é de periodicidade bianual.

 

Política de Acesso Livre

Esta publicação oferece acesso totalmente livre e imediato ao seu conteúdo. Os artigos publicados seguem o licenciamento Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.

 

Portal de publicações

O portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença General Public License (GNU).

 

Arquivamento

Esta publicação utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e as permite criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.