ADIÇÃO DE FINOS EM ARGAMASSAS ESTABILIZADAS

AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS NO ESTADO FRESCO

Autores

  • Eduardo N. GUINDANI Mestre, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC - Florianópolis, SC, Brasil.
  • Janaíde C. ROCHA Professora, Dra, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Civil Florianópolis, SC, Brasil.

Palavras-chave:

Argamassa Estabilizada, estado fresco, adição de finos, exsudação

Resumo

Três diferentes materiais finos (filer basalto, cinza volante e filer de quartzo) foram avaliados em substituição parcial ao agregado (1:1:5 cimento : finos : areias) em argamassas estabilizadas por até 72h em relação ao Índice de espalhamento, teor de ar incorporado e exsudação ao longo do tempo. A capacidade de absorção de umidade de cada fino influenciou de maneira direta na estabilização do estado fresco. O filer de quartzo, com menor capacidade de absorção, apresentou melhor manutenção da fluidez e altos teores de exsudação. O filer basalto, com alta absorção, apresentou grande redução de fluidez e baixos teores de exsudação.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

GUINDANI, E. N., & ROCHA, J. C. (2023). ADIÇÃO DE FINOS EM ARGAMASSAS ESTABILIZADAS: AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS NO ESTADO FRESCO. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DAS ARGAMASSAS, 13(1), 650–656. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbta/article/view/4713

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.