AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA AUTOLIMPANTE DE FACHADAS DE EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS APÓS DOIS ANOS DA APLICAÇÃO DA DISPERSÃO DE DIÓXIDO DE TITÂNIO (TiO2)

Autores

  • NICOLLE P. PIETROSKI Graduanda em Eng. Civil, Universidade Federal Rio Grande do Sul/UFRGS
  • CAROLINE GIORDANI Enga. Civil Ma. em Eng. Civil, Universidade Federal Rio Grande do Sul/UFRGS
  • FERNANDA L. GUERRA Arqa. Dra. em Eng. Civil, Universidade Federal Rio Grande do Sul/UFRGS
  • ANGELA B. MASUERO Profa. Dra. em Eng. Civil, Universidade Federal Rio Grande do Sul/UFRGS
  • DENISE C. C. DAL MOLIN Profa. Dra. em Eng. Civil, Universidade Federal Rio Grande do Sul/UFRGS

Palavras-chave:

edificações históricas, manifestações patológicas, dióxido de titânio, autolimpeza, variação de cor

Resumo

A aplicação do fotocatalisador TiO2 nas fachadas de edificações e sua eficiência autolimpante tem sido avaliada em diversos estudos nas últimas décadas. No entanto, ainda persistem algumas lacunas quanto à sua durabilidade. Com base nesta premissa, avaliou-se a limpeza ocorrida em trechos da fachada de dois prédios históricos em Porto Alegre-RS, após dois anos da aplicação da dispersão de TiO2 por Viapiana et al.(1), artigo apresentado no XII SBTA. Aplicou-se a mesma metodologia de análise da variação de cor com espectrofotômetro. Verificou-se a eficiência da aplicação do produto ao longo do tempo.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

PIETROSKI, N. P., GIORDANI, C., GUERRA, F. L., MASUERO, A. B., & DAL MOLIN, D. C. C. (2023). AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA AUTOLIMPANTE DE FACHADAS DE EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS APÓS DOIS ANOS DA APLICAÇÃO DA DISPERSÃO DE DIÓXIDO DE TITÂNIO (TiO2). SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DAS ARGAMASSAS, 13(1), 665–673. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbta/article/view/4716