Análise crítica dos avanços no uso de realidade virtual e estratégias baseadas no universo dos jogos para a gestão da segurança na construção civil
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.133Palavras-chave:
Canteiros de obras, Tecnologias de visualização, Gamificação, Jogos sériosResumo
Apesar dos benefícios relatados em estudos científicos sobre o uso de realidade virtual e estratégias baseadas em jogos para a gestão da segurança na construção civil, a disseminação do uso desses recursos ainda encontra desafios. Nesse contexto, o presente estudo objetivou identificar as principais lacunas de estudos anteriores sobre esses temas e discutir estratégias para contribuir com a disseminação do uso associado desses recursos na gestão da segurança dos canteiros de obras. Realizou-se um levantamento bibliográfico, identificando aplicações já realizadas desses recursos em canteiros de obras e os impactos de sua utilização segundo os relatos dos autores. Posteriormente, desenvolveu-se uma proposta teórica para o uso associado de estratégias baseadas em jogos e realidade virtual na capacitação de gestores de obras. Os resultados revelaram que os estudos relacionados à aplicação de estratégias baseadas em jogos carecem de imersão e sofrem com a rigidez de regras que inibem a espontaneidade da tomada decisão dos usuários. Por outro lado, os estudos sobre realidade virtual encontram barreiras relacionadas ao alto custo da tecnologia e a dificuldade para desenvolver os cenários virtuais. A proposta teórica apresentada neste trabalho defende que o uso associado desses recursos é uma alternativa promissora para superar esses desafios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR