Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word no template do evento.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigos
Política padrão de seçãoTIC no desenvolvimento de projeto de edifícios e infraestruturas
Compreende os sistemas, as Tecnologias de Informação e Comunicação e as metodologias utilizadas em projeto, que visam aprimorar o controle e a colaboração da informação: desenho digital; modelagem paramétrica, generativa e algorítmica; simulação, predição e avaliação; BIM e GIS ao nível do edifício ou infraestrutura.
TIC no planejamento e na produção da construção
Abrange lean construction, automação do controle de conformidade, avaliação de riscos, fabricação personalizada, impressão 3D, robótica.
TIC na gestão do conhecimento, integração e colaboração
Envolve a interoperabilidade na modelagem dos processos contrutivos da edificação e integração aos sistemas e entregas, extração de quantitivos e engenharia de custos.
TIC na gestão e operação de edifícios e infraestruturas
Abrange a engenharia reversa, a manutenção e a operação, a automação predial e o Historical Building Information Modeling (HBIM).
TIC no desenvolvimento das cidades e na gestão pública
Compreende a aplicação da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM) em obras públicas na escala da cidade, o City Information Modeling e os bancos de dados mais extensos (Big Data), além de outros conceitos as Smart Cities, como os gêmeos digitais (digital twins) e a interfaces BIM-GIS.
TICs no ensino
Envole resultados de pesquisas originais a nível de mestrado e doutorado que investigam aspectos da formação dos profissionais e da gestão de competências: mídias digitais, redes de pesquisa, experiências inovadoras. Relatos de experiências didáticas, desenvolvimento de conteúdos e descrições de capacitações ou disciplinas deverão ser submetidas para o ENEBIM.
A inteligência artificial na Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação
Métodos e modelos de Inteligência Artificial (IA) aplicados à concepção, análise, produção e gestão do ciclo de vida da edificação ou infraestrutura com suporte de algoritmos de inteligência artificial, como swarm inteligence, algoritmos evolutivos, baseados em agentes, sistemas nebulosos e aprendizado de máquina.
Indústria 4.0 e 5.0 no projeto e operação de empreemdimentos
Aprofundar o entendimento da aplicação - no PROJETO E OPERAÇÃO do empreendimento, de edificação, infraestrutura ou urbano - das tecnologias da Indústria 4.0 com foco em conectar máquinas, customização em massa, cadeia de suprimentos inteligente, produtos inteligentes e mão de obra distanciada da fábrica. Discutir as diferenças da Indústria 5.0 que ampliam ganhos visando a entrega da experiência do cliente, na hiper customização, na cadeia de suprimentos responsiva e distribuída, nos produtos ativados por experiências (interativos) e no suporte ao melhor desempenho da mão de obra nas fábricas.
Notas técnicas em TICS para projeto, construção e operação
Nota Técnica trata-se de um artigo compacto com: introdução, método, resultados, discussão e contribuição. A ênfase está na apresentação de um produto voltado para a tecnologia da informação na construção aplicado a projeto, obra ou operação.
Industrialização, digitalização e desempenho
Esta seção no SBTIC 2025 busca aprofundar o conhecimento em TICs que promovem a integração da Industrialização, Digitalização e Desempenho. A industrialização da construção representa uma transformação no modo como edifícios e infraestruturas são construídos buscando transferir para o ambiente fabril a produção de componentes e sistemas construtivos. A digitalização representa transformação visando otimizar processos, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade do ambiente construído. Finalmente, desempenho engloba um conjunto de atributos e características que definem a qualidade, a eficiência e a efetividade de um empreendimento, desde a sua concepção até o fim de sua vida útil.
Declaração de Direito Autoral
O SBCC utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.