O jogo das formas: um jogo digital para o ensino das formas em arquitetura e urbanismo
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.199Palavras-chave:
Jogo das formas geométricas, Estudo de formas arquitetônicas, Educação do olharResumo
Com o advento da quarta revolução industrial, observa-se uma evolução exponencial da tecnologia digital, com profundos impactos no mercado de trabalho, na economia e nos formatos das empresas. Refletir sobre a formação dos profissionais que atuarão neste cenário requer a implantação de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a incorporação de jogos digitais (vídeo games) em ambientes de ensino e aprendizagem ganhou relevância. Este artigo é parte de um estudo de uma tese de doutorado, na qual um jogo digital intitulado "O Jogo das Formas" está sendo criado como instrumento de apoio ao estudo das formas e da concepção formal, proporcionando caminhos mais atrativos para o aprendizado. É baseado em um sistema de cartões que são divididos em 5 tipos: cartões de arquitetura e forma; cartões de tipos de ações; cartões de ações aditivas; cartões de ações subtrativas; cartões de ação de translação e cartões de representação. Esta proposta visa, portanto, alinhar-se com a nova dinâmica de ensino e aprendizagem, criando um conhecimento ativo, no qual os alunos interagem e modificam seus objetos de estudo. Além disso, as possibilidades oferecidas pela tecnologia permitem que os grupos criem seus próprios volumes, personalizando assim a experiência adquirida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR