Atuação da FIRJAN SENAI em apoio à difusão e capacitação BIM no Rio de Janeiro

Autores

  • Cristiane Ramos Magalhães Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.201

Palavras-chave:

Transformação Digital, BIM, Planejamento de Execução BIM Educacional, Educação, Construção Civil

Resumo

A adoção da Plataforma BIM (Building Information Modeling) trouxe muitas oportunidades para a cadeia de produtiva da Indústria da Construção Civil. Com base em um estudo prospectivo iniciado em 2012, a Firjan (Federação da Indústrias do Rio de Janeiro) delineou seu posicionamento estratégico, tendo o BIM como uma de suas áreas de foco. A partir disso, em 2015, foi iniciada a primeira fase de implementação do Planejamento de Execução BIM Educacional, atendendo às habilidades básicas da formação (SUCCAR, 2012). A segunda fase, prevista para 2019, pretende explorar mais capacidades, alcançando competências intermediárias (SUCCAR, 2012) e a fase de colaboração (SUCCAR, 2008). O objetivo deste trabalho é discutir e avaliar as ações realizadas até o momento e tem como objetivo principal apresentar a segunda fase desta atuação. As estratégias e fases estão em linha com a inauguração do Retrofit da Escola Firjan SENAI especializada em Construção Civil, com previsão de início de operação em 2020, com foco em digitalização e Métodos Modernos de Construção.  Este artigo é parte do desenvolvimento de uma tese de doutorado, que tem como enfoque a análise crítica da adoção de BIM no Brasil.

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Publicado

19/08/2019

Como Citar

MAGALHÃES, C. R. . Atuação da FIRJAN SENAI em apoio à difusão e capacitação BIM no Rio de Janeiro. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–5. DOI: 10.46421/sbtic.v2i00.201. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/201. Acesso em: 16 maio. 2024.