Realidade virtual imersiva no apoio do ensino de projeto de espaços arquitetônicos
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.209Palavras-chave:
Immersive Virtual reality, Spatial comprehension, Design process, Design teachingResumo
O uso de ferramentas tecnológicas durante o processo de projeto arquitetônico e sua representação se tornou um assunto de constantes discussões e experiências em todo o mundo. A evolução de inúmeras aplicações e o constante desenvolvimento de máquinas, dispositivos e aparelhos mudaram a maneira de ensinar, aprender e praticar a arquitetura. Este artigo tem como objetivo mostrar um experimento de ensino com ferramentas de Realidade Virtual Imersiva, apoiadas pela materialização da forma, no campo do design arquitetônico, para um grupo de estudantes de design gráfico que tiveram pouca ou nenhuma experiência no campo. A intenção era identificar a possível viabilidade do uso dessa tecnologia como uma ferramenta para melhorar a compreensão espacial, a decisão do projeto e a avaliação do projeto arquitetônico. Os resultados mostraram que o uso da Realidade Virtual Imersiva melhora o entendimento das relações espaciais e dos processos de design.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR