O uso da plataforma BIM na pós-graduação: Estudo de caso no curso de master em arquitetura, design de interiores e iluminação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.210

Palavras-chave:

BIM, Ensino-aprendizagem, Processo de Projeto

Resumo

O Building Information Modeling (BIM), do português Modelagem da Informação da Construção é uma plataforma que começa com a criação de modelos 3D de maneira inteligente, que facilita em tarefas de coordenação, simulação e visualização, para profissionais da indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Esta metodologia pode ser abordada do ensino à prática, sendo importante entender e avaliar de que maneira e qual o momento serão empregados os seus conceitos nos processos. Sendo assim, para esta pesquisa, foram aplicados questionários junto aos alunos do curso de Master em Arquitetura, Design de Interiores e Iluminação, com perguntas objetivas e discursivas, relacionadas ao uso do REVIT – software BIM que é ministrado durante o curso. Dessa maneira, foi possível identificar as principais vantagens e desvantagens, dificuldades e facilidades no uso da ferramenta, tendo foco no processo de projeto, sendo ainda possível propor modificações na grade curricular do curso, a partir das respostas dos entrevistados. Tem-se como produto desta pesquisa, a proposição da readequação ou inserção de novos componentes curriculares, a fim de discutir aspectos da modelagem, contribuindo para a adoção do BIM nos cursos de pós-graduação que abordem conceitos da plataforma e que tenham relação com Arquitetura, Engenharia e Construção Civil (AEC).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/08/2019

Como Citar

SOUZA, I. L. S. .; RIBEIRO, S. A. . O uso da plataforma BIM na pós-graduação: Estudo de caso no curso de master em arquitetura, design de interiores e iluminação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–5. DOI: 10.46421/sbtic.v2i00.210. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/210. Acesso em: 17 maio. 2024.