O uso da plataforma BIM na pós-graduação: Estudo de caso no curso de master em arquitetura, design de interiores e iluminação
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.210Palavras-chave:
BIM, Ensino-aprendizagem, Processo de ProjetoResumo
O Building Information Modeling (BIM), do português Modelagem da Informação da Construção é uma plataforma que começa com a criação de modelos 3D de maneira inteligente, que facilita em tarefas de coordenação, simulação e visualização, para profissionais da indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Esta metodologia pode ser abordada do ensino à prática, sendo importante entender e avaliar de que maneira e qual o momento serão empregados os seus conceitos nos processos. Sendo assim, para esta pesquisa, foram aplicados questionários junto aos alunos do curso de Master em Arquitetura, Design de Interiores e Iluminação, com perguntas objetivas e discursivas, relacionadas ao uso do REVIT – software BIM que é ministrado durante o curso. Dessa maneira, foi possível identificar as principais vantagens e desvantagens, dificuldades e facilidades no uso da ferramenta, tendo foco no processo de projeto, sendo ainda possível propor modificações na grade curricular do curso, a partir das respostas dos entrevistados. Tem-se como produto desta pesquisa, a proposição da readequação ou inserção de novos componentes curriculares, a fim de discutir aspectos da modelagem, contribuindo para a adoção do BIM nos cursos de pós-graduação que abordem conceitos da plataforma e que tenham relação com Arquitetura, Engenharia e Construção Civil (AEC).
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