Implementação de prática colaborativa BIM em disciplina de tecnologia

Autores

  • Paula Katakura Instituto Mauá de Tecnologia http://lattes.cnpq.br/2452739652818239
  • Cassia Silveira de Assis Instituto Mauá de Tecnologia
  • Cynthia Barbieri Diezel Munhoz Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.211

Palavras-chave:

BIM, construção, projeto colaborativo

Resumo

O BIM - Building Information Modeling, tem crescido em termos de demanda dentro da indústria da construção e provado ser uma tendência e ferramenta útil neste setor. As instituições de ensino superior, que oferecem engenharia civil e educação na área de gestão, buscam incorporar competências e habilidades de BIM em seus programas de graduação. No entanto, apenas algumas universidades já introduziram conteúdos de BIM nos currículos dos alunos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo. Este artigo relata o processo realizado para integrar o BIM, o compartilhamento de informações e o projeto colaborativo no currículo de graduação do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Instituto Mauá de Engenharia. Uma análise crítica deste estudo de caso foi realizada e apresenta lições aprendidas sobre a adoção do BIM. Um mecanismo de “feedback” foi aplicado para verificar as experiências dos alunos em relação a este programa. É importante que o princípio do BIM seja integrado na formação de futuros profissionais da construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/08/2019

Como Citar

KATAKURA, P. .; ASSIS, C. S. de; MUNHOZ, . C. B. D. Implementação de prática colaborativa BIM em disciplina de tecnologia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–4. DOI: 10.46421/sbtic.v2i00.211. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/211. Acesso em: 16 maio. 2024.