Caracterização dos cursos de especialização BIM em Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2583

Palavras-chave:

Implementação BIM, Build Information Modeling, Ensino de BIM, Ensino de Pós-Graduação

Resumo

Na área da indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação, percebe-se empiricamente uma profusão de cursos de especialização em BIM em Pernambuco. No entanto, não se sabe em que medida as grades curriculares contemplam os conteúdos relacionados diretamente com o BIM. Para verificar como esses cursos dispõem os conteúdos BIM, se faz necessária uma caracterização desses cursos, considerando dados institucionais, pedagógicos e estruturais. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar uma caracterização dos cursos de especialização BIM em Pernambuco, Brasil. Para tal, utilizou-se uma abordagem de pesquisa bibliométrica, tendo como fonte primária os dados oficiais do Ministério da Educação. Os principais resultados mostram que esses cursos se caracterizam da seguinte forma: minoria dos cursos dentro da área de Engenharia, Produção e Construção; majoritariamente oferecidos pelo setor privado; maior enfoque temático na área de gestão de projetos e estruturas; carga horária acima do mínimo obrigatório; predominância da modalidade presencial; poucas disciplinas focadas em BIM e nenhuma disciplina integradora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Albuquerque Fulgêncio, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco (Recife - PE, Brasil).

Cristiana Maria Sobral Griz, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco (Recife - PE, Brasil).

Max Lira Veras Xavier de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Campinas/TECHNION University. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal da Pernambuco (Recife, PE - Brasil).

Referências

ANDRADE, M; RUSCHEL, R. Building Information Modeling ( BIM). In: Doris C.C.K.Kowaltowski, Daniel de Carvalho Moreira, João R.D.Petreche, Mário M. Fabricio (Orgs.). O processo do projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de textos, 2011.

BENEDETTO, H.; BERNARDES, M.; PIRES, R. Ensino de BIM no Brasil: Análise do Cenário Acadêmico. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 70-84, jan./jul. 2017.

CARVALHO, G. FULGÊNCIO, V. BIM x CAD x Lápis na projetação: algumas considerações teóricas. In: VI Congreso Internacional de Expresión Gráfica en ingenieria, arquitectura y áreas afines. Universidad Nacional de Córdoba, 2016.

CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em engenharia civil e o papel da expressão gráfica neste contexto / Érica de Sousa Checcucci, 235 f. Tese (doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2014.

DELATORRE, V. Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação. Florianópolis: [s/n], 2014, 293p.

KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

TSUKUMO, T. O desenho de obra e a produção de arquitetura. 228 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2009.

Downloads

Publicado

2023-10-29

Como Citar

FULGÊNCIO, Vinicius Albuquerque; GRIZ, Cristiana Maria Sobral; ANDRADE, Max Lira Veras Xavier de. Caracterização dos cursos de especialização BIM em Pernambuco. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–6. DOI: 10.46421/sbtic.v4i00.2583. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/2583. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.