BIM e microssimulação de tráfego no subsídio à redução de carbono nas cidades

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2661

Keywords:

BIM, microsimulação, carbono, emissões, cidades, GIS

Abstract

As cidades são responsáveis por 70% das emissões globais de Gases de Efeito Estufa (GEE), sendo mais de um terço geradas pelo setor de transportes. Diante do crescimento populacional ascendente, que amplia os impactos ambientais do desenvolvimento econômico, o emprego de políticas de redução de emissões com ênfase no transporte urbano são críticas para mitigar as mudanças climáticas. A Modelagem da Informação da Construção (BIM) para sistemas de infraestrutura de transportes pode trazer benefícios à expansão gerenciada de áreas urbanas. Logo, o objetivo deste artigo é analisar o uso de modelos BIM integrados às microssimulações de tráfego para subsidiar políticas de redução de carbono nas cidades. Adotou-se a simulação computacional de cenários de intervenção em duas cidades brasileiras, Recife e São Paulo, que possuem metas carbono zero com ênfase na mobilidade urbana. Observou-se que as diretrizes dos planos estratégicos de ação climática dos municípios podem ser incorporadas em modelos de informação das cidades e as tomadas de decisão orientadas por resultados de avaliações comparativas de cenários de intervenção. Além dos aspectos qualitativos e quantitativos de projeto, o governo pode monitorar indicadores como tempo médio de viagem e emissão de carbono.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Luis Soethe Cursino, Autodesk

Pedro Soethe é Líder e Especialista Técnico Senior da Autodesk do Brasil, Engenheiro Civil Pós-Graduado em Engenharia Rodoviária e Vias Urbanas e Geodésia.

Fernanda Almeida Machado, Autodesk do Brasil

Mestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas, Especialista em Gerenciamento BIM pelo SENAI CIMATEC, com Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia.  Atualmente, integra a equipe brasileira de Technical Sales Specialists da Autodesk para Arquitetura, Engenharia e Construção (São Paulo - SP, Brasil).

References

ALEXIADIS, Vassili et al. Traffic Analysis Toolbox Volume I: Traffic Analysis Tools Primer. United States. Federal Highway Administration. Office of Operations, 2004.

CASTAÑEDA, Karen et al. BIM-based traffic analysis and simulation at road intersection design. Automation in Construction, v. 131, p. 103911, 2021.

COSTIN, Aaron et al. Building Information Modeling (BIM) for transportation infrastructure–Literature review, applications, challenges, and recommendations. Automation in Construction, v. 94, p. 257-281, 2018.

HEERMANN, Dieter W. Computer-simulation methods. Springer Berlin Heidelberg, 1990.

GEOSAMPA. Mapa Digital da Cidade de São Paulo, 2023. Disponível em: <https://geosampa.prefeitura.sp.gov.br>

ICLEI; Urban-LEDS II: Acelerando a Ação Climática por meio da Promoção de Estratégias de Desenvolvimento de Baixo Carbono, 2020; Plano Local de Ação Climática do Recife. São Paulo, Brasil. Disponível em: <http://meioambiente.recife.pe.gov.br/sites/default/files/midia/arquivos/pagina-basica/placrecife_acaoclimat.pdf>. Acesso em: 01. fev. 2023.

LIU, Yuan-Yuan et al. The spatial distribution of commuting CO2 emissions and the influential factors: A case study in Xi'an, China. Advances in Climate Change Research, v. 6, n. 1, p. 46-55, 2015.

STATISTA. Distribution of carbon dioxide emissions produced by the transportation sector worldwide in 2021, by subsector, 2022. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/1185535/transport-carbon-dioxide-emissions-breakdown/>. Acesso em: 01. abr. 2023.

OECD. Decarbonising Urban Mobility with Land Use and Transport Policies: The Case of Auckland. OECD Publishing, Paris, 2020. Disponível em: < https://www.oecd.org/publications/decarbonising-urban-mobility-with-land-use-and-transport-policies-the-case-of-auckland-new-zealand-095848a3-en.htm>. Acesso em: 01. mar. 2023.doi: https://doi.org/10.1787/095848a3-en.

ONU. População mundial atinge 8 bilhões de pessoas, 2022. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805342>. Acesso em: 10. fev. 2023

ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2023. Disponível em: < https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em: 10. fev. 2023

MOOVIT. Relatório Global Moovit sobre Transporte Público 2022, 2023. Disponível em: < https://moovitapp.com/insights/pt-br/Moovit_Insights_%C3%8Dndice_sobre_o_Transporte_P%C3%BAblico-countries?__hstc=171844735.2a5252f3e33328bf41446e6e31360c61.1682211965729.1682211965729.1682211965729.1&__hssc=171844735.1.1682211965729&__hsfp=1181349677>. Acesso em: 10. fev. 2023

Published

29/10/2023

How to Cite

CURSINO, P. L. S. .; MACHADO, F. A. . BIM e microssimulação de tráfego no subsídio à redução de carbono nas cidades. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–8. DOI: 10.46421/sbtic.v4i00.2661. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/2661. Acesso em: 19 may. 2024.

Issue

Section

TIC no desenvolvimento das cidades e na gestão pública