Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos devem estar estruturados nos itens: resumo, abstract, palavras-chave, keywords, introdução, fundamentação, método, resultados e discussão, conclusão e referências. Seguem diretrizes para a composição desses itens.

RESUMO e ABSTRACT: Deve ter no máximo 200 palavras, apresentado em um só parágrafo e contendo contexto da pesquisa, objetivo do artigo, método de pesquisa, resultados e as principais contribuições.

INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Recomenda-se que a introdução apresente, objetiva e claramente, o contexto do estudo desenvolvido e a lacuna de pesquisa, limitações do mesmo e objetivo do estudo. A Fundamentação Teórica (que pode estar junta à introdução ou em uma seção à parte) não deve ser extensa, mas apenas contextualizar o referencial teórico.

MÉTODO: o artigo contém explicitamente uma seção de método ou equivalente, o tipo de método é declarado (pesquisa experimental, estudo de caso, pesquisa de campo, pesquisa ação, pesquisa construtiva, design science research, simulação, revisão sistemática da literatura, entre outros), o delineamento apresentado é coerente com o tipo de método e com o objetivo pretendido.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: o artigo contém explicitamente uma seção de resultados e discussão ou equivalente, os resultados apresentados tem coerência com o método e são discutidos/fundamentados em análises com base empírica. A discussão encaminha para respostas aos objetivos pretendidos.

CONCLUSÃO: a conclusão ou considerações finais destaca a resposta encontrada para o objetivo pretendido, apresenta conhecimentos novos alcançados (confirma conhecimento anterior em nova contextualização, detalha conhecimento anterior, expande conhecimento anterior), relaciona o trabalho a referências existentes destacando contribuição obtida, aponta para desenvolvimentos futuros.

REFERÊNCIAS: A anotação das referências deve estar de acordo com a norma da NBR-6023.

FORMATAÇÃO: o artigo segue toda a formatação apresentada no template do evento quanto a - fontes e numeração dos títulos, tamanho A4, margens, fonte e espaçamento do texto, equações, figuras, tabelas e quadros (título acima, fonte abaixo, centralizados), apresenta quadros com grade fechada, apresenta tabelas somente com linhas.

QUANTIDADE DE PÁGINAS: O artigo não deve exceder 8 páginas, incluindo título, resumo, abstract e referências, e o arquivo digital não deve ultrapassar 5Mb.

Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas em logística empresarial, logística de canteiro de obras e cadeia de suprimento, podendo envolver fornecedores, clientes, controle, estratégias, planejamento, compras e armazenamentos, entre outros.

Gestão da Produção

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas sobre a gestão de processos que compõem a dinâmica produtiva de uma empresa construtora, para satisfazer as necessidades de clientes internos e externos, favorecendo os fluxos de produção. Sua integração tem resultado em diversos aprimoramentos tecnológicos; construção enxuta; planejamento, acompanhamento e controle da produção; métricas de desempenho; aplicação de ferramentas gerenciais etc.

Ensino de Gestão da Construção

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas que investigam metodologias ativas de ensino-aprendizagem, bem como formação e habilidades profissionais, gestão de competências, integração com outras áreas de engenharia e ou arquitetura, relatos de experiências didáticas etc.

Gestão de Contratos e de Aquisições

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas em estratégias, políticas e processos de aquisição dentro das organizações para apoiar as atividades de gestão (planejamento, coordenação, controle e supervisão) em especial o planejamento das contratações e a gestão contratual.

Gestão Sustentável nas Empresas e Canteiros de Obra

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas relacionadas às dimensões econômica, ambiental, social, educacional, política e cultural da sustentabilidade incorporadas nos processos e na execução da obra.

Gestão da Qualidade

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas relacionadas à gestão da qualidade nas diferentes etapas do processo de construção, incluindo concepção, projeto, execução, uso e pós ocupação, gerando oportunidades para melhorar a qualidade, garantir o desempenho de sistemas construtivos, aumentar a eficiência, tornar o trabalho mais seguro e reduzir prazos.

Gestão do Conhecimento e da Informação

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas de aplicações de Gestão do Conhecimento em organizações públicas ou privadas incluindo gestão do capital intelectual, aprendizagem organizacional, gestão por competências, inteligência organizacional ou competitiva, entre outros. Além de pesquisas sobre Gestão da Informação em organizações públicas ou privadas incluindo determinação dos requisitos ou necessidades de informação; captura; distribuição; e uso das informações.

Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Gestão da Construção

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas de aplicações de tecnologias da informação e comunicação (TICs) na gestão da construção incluindo Modelagem da Informação da Construção (BIM), Gêmeos Digitais, Inteligência Artificial (IA), Big Data, Internet das Coisas (IoT), Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), Robôs Autônomos, Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV), Blockchain entre outras .

Gestão de Custos

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas de aplicações de técnicas e ferramentas de gestão de custos de empreendimentos públicos ou privados incluindo estimativas, orçamentos, controle dos custos, estudo de viabilidade, curvas de agregação de recursos, custeio-meta, engenharia de valor, custeio kaizen, entre outros.

Gestão de Riscos

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas incluindo consideração dos riscos nas decisões de negócio, avaliações qualitativas e quantitativas, identificação e mensuração dos riscos, entre outros.

Gestão Estratégica e Organizacional

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas incluindo planejamento estratégico operacional ou organizacional, análise do ambiente interno e externo, cultura organizacional, entre outros.

Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas incluindo Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST), Engenharia de Resiliência, aplicação de normas e preceitos legais, entre outros.

Gestão da Manutenção e de Operações

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas incluindo manutenção preditiva e preventiva, interfaces com a produção, manutenção de equipamentos, entre outros.

Gestão da Inovação

Resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas incluindo cases de construtechs, gestão de projetos de inovação, aspectos legais e fontes de recurso, entre outros.

Indústria 4.0 e 5.0 na construção

Aprofundar o entendimento da aplicação - na CONSTRUÇÃO do empreendimento, de edificação ou infraestrutura  - das tecnologias da Indústria 4.0 com foco em conectar máquinas, customização em massa, cadeia de suprimentos inteligente, produtos inteligentes e mão de obra distanciada da fábrica. Discutir as diferenças da Indústria 5.0 que ampliam ganhos visando a entrega da experiência do cliente, na hiper customização, na cadeia de suprimentos responsiva e distribuída, nos produtos ativados por experiências (interativos) e no suporte ao melhor desempenho da mão de obra nas fábricas.

Revista Ambiente Construído

São publicados nesta sessão somente os resumos dos artigos submetidos ao evento por meio de submissão à Revista Ambiente Construído da ANTAC.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.