Aspectos analíticos envolvidos na elaboração de linhas de balanço
Estratégia de ensino por meio de simulação
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.2620Palavras-chave:
Planejamento baseado em locais, Linhas de balanço, Ensino, Simulação, JogosResumo
A elaboração de Linhas de Balanço (LB) deve considerar aspectos analíticos para que o modelo de planejamento esteja aderente à realidade de execução na obra. Este assunto, porém, ainda é restrito no segmento didático, visto a não recorrência no ensino voltado à graduação. Métodos tradicionais de ensino não têm alcançado o objetivo de promover nos estudantes um aprendizado e domínio profundo de conceitos fundamentais e habilidades soft. O uso de jogos de simulação, em contrapartida, aumenta o engajamento e produtividade durante suas práticas, motivando estudantes a um aprendizado mais efetivo, duradouro e que pode ser extrapolado a outros contextos. O objetivo deste artigo é ampliar a inserção e absorção dos conceitos analíticos envolvidos na elaboração de LBs, por meio do uso de simulações. O universo de estudo é composto por estudantes de graduação de Engenharia Civil. O método de pesquisa aplica simulação que compara o método tradicional de execução com o planejamento baseado em locais. Como resultados, observou-se que a simulação deixou a maioria dos aspectos analíticos considerados na elaboração de LBs mais claros e a ocorrência de maior motivação e engajamento na realização da atividade, o que ajuda formar profissionais que analisam situações de planejamento de forma mais sistêmica.
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