Aspectos analíticos envolvidos na elaboração de linhas de balanço

Estratégia de ensino por meio de simulação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.2620

Palavras-chave:

Planejamento baseado em locais, Linhas de balanço, Ensino, Simulação, Jogos

Resumo

A elaboração de Linhas de Balanço (LB) deve considerar aspectos analíticos para que o modelo de planejamento esteja aderente à realidade de execução na obra. Este assunto, porém, ainda é restrito no segmento didático, visto a não recorrência no ensino voltado à graduação. Métodos tradicionais de ensino não têm alcançado o objetivo de promover nos estudantes um aprendizado e domínio profundo de conceitos fundamentais e habilidades soft. O uso de jogos de simulação, em contrapartida, aumenta o engajamento e produtividade durante suas práticas, motivando estudantes a um aprendizado mais efetivo, duradouro e que pode ser extrapolado a outros contextos. O objetivo deste artigo é ampliar a inserção e absorção dos conceitos analíticos envolvidos na elaboração de LBs, por meio do uso de simulações. O universo de estudo é composto por estudantes de graduação de Engenharia Civil. O método de pesquisa aplica simulação que compara o método tradicional de execução com o planejamento baseado em locais. Como resultados, observou-se que a simulação deixou a maioria dos aspectos analíticos considerados na elaboração de LBs mais claros e a ocorrência de maior motivação e engajamento na realização da atividade, o que ajuda formar profissionais que analisam situações de planejamento de forma mais sistêmica.

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Biografia do Autor

Eduardo Mesquita Santos Marques, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrando em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil).

Kaio Pimentel Rego de Oliveira , Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrando em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil)

Ariovaldo Denis Granja, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade Estadual de Campinas (Campinas -SP, Brasil).

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Publicado

05/11/2023

Como Citar

MARQUES, E. M. S.; OLIVEIRA , K. P. R. de .; GRANJA, A. D. Aspectos analíticos envolvidos na elaboração de linhas de balanço: Estratégia de ensino por meio de simulação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 13., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/sibragec.v13i00.2620. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/2620. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Gestão da Construção

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