Identificação de fontes de variabilidade do Takt-Time das células de produção de um edifício residencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.2664

Palavras-chave:

Planejamento e Controle da Produção, Lean Construction, Linha de balanço, Takt-time

Resumo

A determinação do takt-time das atividades da construção civil, organizadas em células de produção (CPs), é uma medida que visa determinar um ritmo de produção adequado para alcançar os objetivos do planejamento de uma obra. No entanto, deve-se considerar que a variabilidade de produção pode interferir no fluxo de tais células e causar perturbações que impedem o cumprimento do cronograma pré-estabelecido. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar as fontes de variabilidade no takt-time das CPs de um empreendimento de múltiplos pavimentos. Para isso, foi realizado um estudo de caso, composto por três etapas: a apresentação do workshop realizado pela equipe de planejamento para desenvolvimento da Linha de Balanço (line of balance - LoB), a apresentação das práticas adotadas pela obra para controle nos três níveis de planejamento e a análise comparativa entre a LoB Planejada e a LoB Executada do empreendimento, identificando causas que levaram ao descumprimento do takt-time. As causas identificadas foram categorizadas em quatro grupos: Execução/Mão de Obra, Planejamento e Controle, Cultura Organizacional e Causas Externas. Com isso, foi possível avançar com o conhecimento a respeito das situações que provocam distúrbios nos ciclos de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo José Paiva Cruz , Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorando em Engenharia Civil na Universidade Estadual de Londrina (Londrina - PR, Brasil).

Eduardo Hideki Miranda Miranda, Universidade Estadual de Londrina

Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Londrina. 

Wanessa Roberta Fazinga, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina. Professora na Universidade Estadual de Londrina (Londrina - PR, Brasil).

Referências

BARROS, Jevandro. Lean Construction & Excelência Operacional: Sistema de Produção para Construção. 1ª edição. São José dos Campos: Allcor Gráfica e Editora, 2014

BERNARDES, M. M. E. S. Planejamento e controle da produção para empresas de construção civil. 2ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. Atlas: Barueri, 2022.

FORMOSO, Carlos Torres. Lean Construction: Princípios Básicos e Exemplos. Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.

KEMMER, Sérgio L.; HEINECK, Luiz F. M.; BRITO, Felipe L.; BEZERRA, Bruno B.; CARDOSO, Hériglys S. Planejamento de médio prazo: Contribuição ao gerenciamento do plano com base em aplicação prática. Anais... XI Encontro Nacional de Tecnologia, n.1, p. 2381 – 2390, 2006.

KOSKELA, Lauri. Application of the new production philosophy to construction. Stanford: Stanford University, 1992.

MATTOS, Aldo Dórea. Planejamento e Controle de Obras. 1ª edição. São Paulo: Editora Pini Ltda, 2010.

MOURA, R. S. L. M. et. al. Line of Balance–is it a synthesis of lean production principles as applied to site programming of Works. Proceedings... In: 22nd Annual Conference of the International Group for Lean Construction (IGLC). 2014.

OLIVEIRA, Eduardo. Lean Construction: O Princípio do TAKT. Mogi das Cruzes: [s.n.], 2018.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2 ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

05/11/2023

Como Citar

CRUZ , R. J. P. .; MIRANDA, E. H. M.; FAZINGA, W. R. Identificação de fontes de variabilidade do Takt-Time das células de produção de um edifício residencial . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 13., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–9. DOI: 10.46421/sibragec.v13i00.2664. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/2664. Acesso em: 2 maio. 2024.