Identificação de fontes de variabilidade do Takt-Time das células de produção de um edifício residencial
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.2664Palavras-chave:
Planejamento e Controle da Produção, Lean Construction, Linha de balanço, Takt-timeResumo
A determinação do takt-time das atividades da construção civil, organizadas em células de produção (CPs), é uma medida que visa determinar um ritmo de produção adequado para alcançar os objetivos do planejamento de uma obra. No entanto, deve-se considerar que a variabilidade de produção pode interferir no fluxo de tais células e causar perturbações que impedem o cumprimento do cronograma pré-estabelecido. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar as fontes de variabilidade no takt-time das CPs de um empreendimento de múltiplos pavimentos. Para isso, foi realizado um estudo de caso, composto por três etapas: a apresentação do workshop realizado pela equipe de planejamento para desenvolvimento da Linha de Balanço (line of balance - LoB), a apresentação das práticas adotadas pela obra para controle nos três níveis de planejamento e a análise comparativa entre a LoB Planejada e a LoB Executada do empreendimento, identificando causas que levaram ao descumprimento do takt-time. As causas identificadas foram categorizadas em quatro grupos: Execução/Mão de Obra, Planejamento e Controle, Cultura Organizacional e Causas Externas. Com isso, foi possível avançar com o conhecimento a respeito das situações que provocam distúrbios nos ciclos de produção.
Downloads
Referências
BARROS, Jevandro. Lean Construction & Excelência Operacional: Sistema de Produção para Construção. 1ª edição. São José dos Campos: Allcor Gráfica e Editora, 2014
BERNARDES, M. M. E. S. Planejamento e controle da produção para empresas de construção civil. 2ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. Atlas: Barueri, 2022.
FORMOSO, Carlos Torres. Lean Construction: Princípios Básicos e Exemplos. Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.
KEMMER, Sérgio L.; HEINECK, Luiz F. M.; BRITO, Felipe L.; BEZERRA, Bruno B.; CARDOSO, Hériglys S. Planejamento de médio prazo: Contribuição ao gerenciamento do plano com base em aplicação prática. Anais... XI Encontro Nacional de Tecnologia, n.1, p. 2381 – 2390, 2006.
KOSKELA, Lauri. Application of the new production philosophy to construction. Stanford: Stanford University, 1992.
MATTOS, Aldo Dórea. Planejamento e Controle de Obras. 1ª edição. São Paulo: Editora Pini Ltda, 2010.
MOURA, R. S. L. M. et. al. Line of Balance–is it a synthesis of lean production principles as applied to site programming of Works. Proceedings... In: 22nd Annual Conference of the International Group for Lean Construction (IGLC). 2014.
OLIVEIRA, Eduardo. Lean Construction: O Princípio do TAKT. Mogi das Cruzes: [s.n.], 2018.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2 ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.