UMA APLICAÇÃO DO SIG PARA LOCALIZAÇÃO DE ÁREAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO COM POTENCIAL PARA COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS

Autores

  • Matheus Neiva Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Camilla Espírito Santo Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sandra Oda Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelino Aurélio Vieira da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3406

Palavras-chave:

Sistema de bicicletas compartilhadas, Análise multicritério, SIG

Resumo

Atualmente, a rede cicloviária da cidade do Rio de Janeiro conta com 487 quilômetros de extensão. Apesar disso, existem problemas de continuidade e de integração com outros modos de transporte público, padrão que é seguido pelo sistema de bicicletas compartilhadas da cidade. Por esse motivo, o objetivo deste artigo foi identificar áreas de maior potencial para alocar a expansão do sistema, utilizando o método de análise multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP) e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Para isso foram utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Através desse estudo foi possível identificar que outras centralidades da cidade possuem grande potencial de demanda para expansão do sistema, em especial bairros como Madureira, Maracanã e Penha. O fortalecimento do transporte ativo nessas localidades pode promover um maior desenvolvimento socioeconômico descentralizado, sustentável e igualitário. Este estudo fornece uma ferramenta de apoio aos tomadores de decisão na promoção de maior mobilidade e acessibilidade no transporte urbano.

Biografia do Autor

Matheus Neiva Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)

Camilla Espírito Santo Almeida , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestranda em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)

Sandra Oda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo.  Professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).


Marcelino Aurélio Vieira da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil). 

Referências

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

DIAS, Matheus Neiva; ALMEIDA , Camilla Espírito Santo; ODA, Sandra; SILVA, Marcelino Aurélio Vieira da. UMA APLICAÇÃO DO SIG PARA LOCALIZAÇÃO DE ÁREAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO COM POTENCIAL PARA COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. DOI: 10.46421/singeurb.v4i00.3406. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/3406. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas

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