Proposição de Indicadores de Resiliência Hídrica Urbana como Ferramenta de Gestão
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1076Palavras-chave:
Resiliência Hídrica Urbana, Resiliência, Sistemas Hídricos UrbanosResumo
Por meio dos indicadores é possível caracterizar as áreas de fragilidade nas quais ações adicionais possam ser tomadas para aumentar a Resiliência Hídrica Urbana (RHU). O objetivo do presente trabalho é desenvolver um conceito de indicadores de maneira que eles reflitam a RHU e assim, forneçam um ponto de partida para estimular uma nova abordagem política e medir a eficácia das intervenções dentro do sistema hídrico urbano. Para isso, primeiramente, buscou-se na literatura possíveis indicadores que poderiam ser utilizados para a RHU. Em seguida, os indicadores foram classificados de modo a compreender quais seriam mais relevantes para a temática e que, ao mesmo tempo incorporassem conceitos relacionados a RHU. Como resultado conclui-se que ao associar os indicadores à RHU pode-se fornecem uma ferramenta para que as cidades desenvolvam estratégias para melhorar a capacidade dos sistemas urbanos de água se adaptarem e assim, estabelecer novos procedimentos. Este artigo é parte da pesquisa de doutorado da autora principal.
Referências
ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 37123: Cidades e comunidades sustentáveis-Indicadores para cidades resilientes. Primeira edição 21.01.202. Rio de Janeiro, p.117. 2021. Exemplar para uso exclusivo - Código Identificador #749637@461390#.
BELLEN, H.M. van. Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
MIRANDA, A. B. de; TEIXEIRA, B. A. N. Indicadores para o monitoramento da sustentabilidade em sistemas urbanos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 9, n. 4, p. 269-279, 2004. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/esa/a/H4VGQPgGhSQrnpZ9DCz3GRQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso 17 jun. 2021.