Verificação da declividade e largura de uma via urbana para atendimento à multimodalidade de transportes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.903

Palavras-chave:

Infraestrutura viária, Sustentabilidade, Transportes

Resumo

A implementação de infraestrutura viária que promova a multimodalidade de transportes tem-se mostrado uma importante ferramenta ao planejamento urbano e ao desenvolvimento das cidades. Entretanto, na maioria dos casos, os traçados que a configuram não apresentam os requisitos normativos mínimos de declividade e largura viária estabelecidos pela AASHTO e MCID para a implantação de infraestrutura favorável a multimodalidade. Assim, torna-se necessário a realização de adequações construtivas no ambiente urbano. Portanto, esta pesquisa objetivou verificar algumas das dimensões geométricas no traçado de uma via arterial, com a finalidade de considerar seu potencial à movimentação viária por meio de transportes ativos e motorizados. Neste contexto, elaborou-se um estudo de caso condicionado a avaliar as grandezas físicas de um trecho de 5 km de extensão da BR-497, localizada na área urbana do município de Uberlândia/MG. Foram consideradas as variáveis referentes as parametrizações de declividade e largura da faixa de rolamento. Estas foram obtidas por meio de imagens orbitais de alta resolução. Posteriormente, os dados parametrizados foram avaliados estatisticamente e espacializados em ambiente SIG (Sistemas de informações geográficas). Os resultados obtidos sugerem que o trecho viário urbano da BR-497 apresenta pontos passíveis de modificação quanto às configurações geométricas de design urbano e serviços sustentáveis.

Biografia do Autor

Gabriel Henrique Carvalho Rezende, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Graduado Engenharia Civil. Mestrando em Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlândia.

Maria Lígia Chuerubim, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora Engenharia de Transportes, Universidade de São Paulo.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

CARVALHO REZENDE, Gabriel Henrique; CHUERUBIM, Maria Lígia. Verificação da declividade e largura de uma via urbana para atendimento à multimodalidade de transportes. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 405–414. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.903. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/903. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas

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