Abordagem baseada em problemas no ensino de sistemas prediais na arquitetura

Autores

  • Letícia Santos Machado de araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Marina Sangoi de Oliveira Ilha Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v1i.1607

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Sistemas prediais hidráulicos e sanitários, Abordagem baseada em problemas, ABP

Resumo

RESUMO: O estúdio de projeto, uma das estratégias pioneiras do ensino centrado no aluno, é muito empregado nas disciplinas que abordam o projeto arquitetônico nos cursos de Arquitetura. Contudo, nas disciplinas da área de Tecnologia, em geral, o ensino continua sendo centrado no docente. Dentre as estratégias centradas nos alunos destaca-se a Abordagem Baseada em Problemas (ABP), que se caracteriza pelo uso de situações-problema relacionadas à prática profissional no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo objetiva avaliar o uso da ABP em uma disciplina voltada para o projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários do curso de Arquitetura. A avaliação da aplicação foi efetuada por meio de entrevista coletiva e questionários individuais aplicados aos alunos e docentes. Os resultados obtidos indicam que as situações-problema facilitaram a aprendizagem e aproximaram os alunos da prática profissional. Contudo, verificou-se um aumento da carga de trabalho, tanto dos alunos quanto dos docentes, o que pode se constituir em um entrave para a sua maior disseminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHERN A.A. A case study: problem-based learning for civil engineering students in transportation courses. European Journal of Engineering Education, v. 35, no 1, p.109–116, March, 2010.

ANTÓN, A. M. et al. Project-based learning used for teaching electrical installations and lighting installations in architecture. Journal of Industrial Engineering and Management, v. 4, no 1, p. 123-145, 2011.

BAPTISTA, M.N.: DE CAMPOS, D.C. (orgs). Metodologia de pesquisa em ciências: análises quantitativas e qualitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

DE GRAFF, E.; KOLMOS, A. 2003; Characteristics of Problem-Based Learning. International Journal of Engineering Education, v. 17, no. 5, p. 657-652, 2003.

DELGADO TRUJILLO, A.; DE JUSTO MOSCARDÓ, E. Evaluación del diseno, proceso y resultados de una asignatura técnica con aprendizaje basado en problemas. Educación, XX1, v.21, no 2, 179-203. 2018.

EL-ADAWAY, I. H; PIERRAKOS, O.; TRUAX, D. D. Sustainable construction education using problem-based learning and service learning pedagogies. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, v.141, no 1, 2015.

PINOS MEDRANO, H. A. Uso del método de aprendizaje basado en proyectos (ABP), para la carrera de Arquitectura. Revista Universidad y Sociedad, v.7, no3, p. 112-116, 2015.

PRINCE, M., J.; FELDER, R. M. Inductive teaching and learning methods: definitions, comparisons, and research bases. Journal of Engineering Education, v.95, no2, p. 123-138, April, 2006.

RODRIGUEZ, C. M. A method for experiential learning and significant learning in architectural education via live projects. Arts & Humanities in Higher Education, v. 17, no3, p.279–304. 2018.

Downloads

Publicado

04/10/2019

Como Citar

SANTOS MACHADO DE ARAÚJO, L. .; SANGOI DE OLIVEIRA ILHA, M. Abordagem baseada em problemas no ensino de sistemas prediais na arquitetura. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 1., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. DOI: 10.46421/sispred.v1i.1607. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1607. Acesso em: 16 maio. 2024.