Abordagem baseada em problemas no ensino de sistemas prediais na arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.46421/sispred.v1i.1607Palabras clave:
Ensino, Aprendizagem, Sistemas prediais hidráulicos e sanitários, Abordagem baseada em problemas, ABPResumen
RESUMO: O estúdio de projeto, uma das estratégias pioneiras do ensino centrado no aluno, é muito empregado nas disciplinas que abordam o projeto arquitetônico nos cursos de Arquitetura. Contudo, nas disciplinas da área de Tecnologia, em geral, o ensino continua sendo centrado no docente. Dentre as estratégias centradas nos alunos destaca-se a Abordagem Baseada em Problemas (ABP), que se caracteriza pelo uso de situações-problema relacionadas à prática profissional no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo objetiva avaliar o uso da ABP em uma disciplina voltada para o projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários do curso de Arquitetura. A avaliação da aplicação foi efetuada por meio de entrevista coletiva e questionários individuais aplicados aos alunos e docentes. Os resultados obtidos indicam que as situações-problema facilitaram a aprendizagem e aproximaram os alunos da prática profissional. Contudo, verificou-se um aumento da carga de trabalho, tanto dos alunos quanto dos docentes, o que pode se constituir em um entrave para a sua maior disseminação.
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