APLICAÇÃO DA ENGENHARIA SIMULTÂNEA COMO ESTRATÉGIA DE OTIMIZAÇÃO DE CRONOGRAMA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2992

Palavras-chave:

Engenharia Simultânea, Gestão de Projetos, Processos Integrados

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo verificar o tempo de redução e qualidade na elaboração dos projetos da infraestrutura física para instalação de tomógrafo, utilizando a metodologia de engenharia simultânea em comparação ao método tradicional. O presente trabalho examina a aplicação dessa metodologia como uma estratégia para otimizar o cronograma de elaboração dos projetos, com ênfase na integração e paralelismo entre sistemas prediais. A metodologia utilizada comparou o tempo de projeto de instalação do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) com outras 13 instituições pertencentes ao mesmo órgão. O estudo de caso aborda as adaptações e ajustes da infraestrutura necessários para a instalação de um equipamento de tomografia no referido hospital. Foram apresentadas as vantagens da engenharia simultânea e como ela pode ser implementada para acelerar o processo de desenvolvimento de projetos e aprimorar a qualidade das entregas, com foco na redução de prazos e custos. Após análise, os resultados mostram que a adoção da engenharia simultânea foi fundamental para assegurar o cumprimento do cronograma de execução dos projetos executivos. Essa abordagem estratégica permitiu a integração e colaboração efetiva entre as diferentes disciplinas e equipes envolvidas, resultando em uma execução mais eficiente e sincronizada que as demais instituições do órgão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gudson Berg Costa Bezerra , Universidade Federal Maranhão (UFMA)

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Maranhão

André Luis Ferreira Frazão , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Maranhão

Letícia Iohanna Coelho Lima, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduanda em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Maranhão

Miguel Munemori Junior, Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA)

Engenheiro Civil, Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão-HU-UFMA

Referências

CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P., e SILVEIRA, Jarbas A. N. Fundamentos de Gestão de Projeto: gestão de riscos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2016. Disponível em: . Acesso em: 08 mai. 2023.

CAVALERA, J. HUMAN and psycological aspects of the implementation of quality control in construction. Management, Quality and Economics in Building. Editado por Artur Bezelga and Peter Bradon. E & FN Spon, Chapman & Hall. Londres, 1991, p. 484-494

CORNICK, T. Quality Management for Building Design. Butterworth Architecture Management Gides, 1991

FABRÍCIO, Márcio Minto. Projeto simultâneo na construção de edifícios. Tese (Doutorado em Engenharia). Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

FABRÍCIO, Márcio Minto; MELHADO, Siivio. PROJETO SIMULTÂNEO E A QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228611542_Projeto_simultaneo_e_a_qualidade_na_construcao_de_edificios/link/00b49527792e9efe42000000/download. Acesso em: 09 maio 2023.

GATTI, U.C.; MIGLIACCIO, G.C.; LAIRD. Design Management in Design-Build Megaprojects: SR 99 Bored Tunnel Case Study. Practice Periodical on Structural Design and Construction., v. 19(1), p. 148-158, 2014

GUERRIERO, Anee. HALIN, Gilles. KUBICKI, Sylvain. INTEGRANDO OS CONCEITOS DE CONFIANÇA EM UM DASHBOARD DESTINADO AO COORDENADOR DE OBRAS . CIB W78 2008 - Melhorando o gerenciamento de projetos de construção por meio da adoção de TI (ISSN: 2706-6568),

BRITISH STANDARD INSTITUTION. BS 8525-1: Greywater systems. London, 2010.

KERZNER, Harold. Advanced Project Management: Best Practices on Implementation. New Jersey. John Wiley & Sons, 2004

MONTEDO, Caroline Vieira. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETO E SUA REFLEXIBILIDADE NO TEMPO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2023. 13 f. Monografia (Especialização) - Curso de Arquitetura e

Brasil. Ministério da Educação. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH.

OLIVEIRA, L.H.; MARQUES, I.G. Padronização de terminologia e de conceitos de sistemas prediais de água não potável. CBCS, São Paulo, 2014.

PEDRINI, Manuela Kautscher. Engenharia simultânea: planejamento e controle integrado do processo de produção/projeto na construção civil. 2012. 233 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Centro Tecnológico, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória - Es, 2012.

PHILIPPSEN JUNIOR, Luiz Adalberto et al. Avaliação da gestão e coordenação de projetos – aspecto qualidade – de obras públicas vinculadas à Lei n.º 8.666/93. In: 2°. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO X WORKSHOP BRASILEIRO DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 2., 2011, Rio de Janeiro. 2º. Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído. Rio de Janeiro: Sbpq, 2011. p. 518-527.

PEROTTI, Leandro. ENGENHARIA SIMULTÂNEA: adaptação da metodologia para a indústria de pré-fabricados de concreto. 2015. 47 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.

Downloads

Publicado

13/10/2023

Como Citar

BERG COSTA BEZERRA , G.; LUIS FERREIRA FRAZÃO , A.; IOHANNA COELHO LIMA, L.; MUNEMORI JUNIOR, M. APLICAÇÃO DA ENGENHARIA SIMULTÂNEA COMO ESTRATÉGIA DE OTIMIZAÇÃO DE CRONOGRAMA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 3., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 8–18. DOI: 10.46421/sispred.v3.2992. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/2992. Acesso em: 29 abr. 2024.