Conservação de água: estudo de implementação de sistema de aproveitamento de água de chuva em uma instituição pública
DOI:
https://doi.org/10.46421/sispred.v1i.1599Palabras clave:
conservação de água, sustentabilidade, aproveitamento de água de chuvaResumen
RESUMO: Em meio a previsões de escassez hídrica e com a necessidade de aumentar a eficiência do uso da água nas atividades de produção e consumo humano, este trabalho tem por objetivo estudar a implementação de um sistema de aproveitamento de água de chuva, como medida de conservação de água em uma edificação publica de ensino superior, contendo salas de aula, laboratórios, sala de professores e administrativas. A metodologia é baseada nas diretrizes do Programa de Conservação da Água - PCA, desenvolvido no âmbito da Política Nacional de Combate ao Desperdício de Água (PNCDA, 2003). O sistema de aproveitamento de água de chuva foi dimensionado de acordo com a norma 15.527 (ABNT, 2007) e para atender a demanda de água não potável para usos na limpeza externa e vasos sanitários. Estima-se que 90% do consumo de água potável na edificação possa ser suprido com água de chuva, debitando esta mesma porcentagem no gasto de água potável fornecida pela concessionária de saneamento.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527/2007: Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos. Rio de Janeiro, 12p. 2007.
COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS. Atlas Pluviométrico do Brasil. Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/Hidrologia/Mapas-e-Publicacoes/Atlas-Pluviometrico-do-Brasil-1351.html. Acesso em: jun. 2019.
OLIVEIRA, LH. Capítulo 6: Conservação de água em edifícios. Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil. USP. 2016.
PROGRAMA NACIONAL DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA - PNCDA. Código de Prática de Projeto e Execução de sistemas prediais: conservação de água em edifícios. DTA – Documento Técnico de Apoio n° F3. 2003.
PROGRAMA NACIONAL DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA². Produtos economizadores nos sistemas prediais. DTA – Documento Técnico de Apoio n° F2. 2003.
TAMAKI, H. O. A Medição Setorizada como Instrumento de Gestão de Demanda de Água em Sistemas Prediais – Estudo de Caso: Programa de Uso Racional da Água da Universidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2003.