APLICAÇÃO DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS FLEXÍVEIS PARA O ATENDIMENTO DE HOSPITAIS DE CAMPANHA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2955Palabras clave:
Hospital, Fotovoltaico, FlexívelResumen
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo avaliar a possibilidade de atender a demanda de energia de um hospital de campanha do Exército Brasileiro a partir de um sistema fotovoltaico com módulos flexíveis posicionados na sua cobertura e de estruturas adjacentes. Pacaraima, cidade que abriga uma operação institucional com emprego desses hospitais, foi a área escolhida para realizar as simulações. A edificação foi caracterizada a partir da demanda de energia de três diferentes grupos existentes nesse hospital: equipamentos hospitalares, não-hospitalares e o sistema de climatização. A partir disso, as simulações avaliaram três cenários: a capacidade de geração dos módulos fotovoltaicos flexíveis na cobertura de uma unidade hospitalar, a área necessária para o atendimento de toda a sua demanda e os requisitos necessários para o atendimento parcial dos equipamentos. Foi observado que a cobertura de um hospital de campanha não é capaz de atender integralmente nenhum dos grupos de cargas avaliados. No entanto, ao utilizar a cobertura de edificações adjacentes, verificou-se que qualquer operação da instituição é capaz de atender os equipamentos hospitalares e não-hospitalares. O atendimento completo é condicionado à existência de uma operação que possua, no mínimo, nove edificações similares às do hospital de campanha.
Descargas
Citas
ALI, Tausif et al. Lessons learned from the COVID-19 pandemic in planning the future energy systems of developing countries using an integrated MCDM approach in the off-grid areas of Bangladesh. Renewable Energy, [S. l.], v. 189, p. 25-38, 4 mar. 2022.
DUARTE, Mariana de Oliveira Barbosa. Hospitais de campanha - estrutura e emprego em campanha e em situações de emergência. Orientador: Gilberto Monteiro Martins Júnior. 2019. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização lato sensu em aplicações complementares às ciências militares) - Escola de Saúde do Exército, [S. l.], 2019.
MINISTÉRIO DA DEFESA. PORTARIA NORMATIVA No 186/MD, DE 31 DE JANEIRO DE 2014. [S. l.], 3 fev. 2014.
RUTHER, Ricardo. Edifícios Solares Fotovoltaicos. [S. l.: s. n.], 2004.
SANTOS, Lara Monalisa Alves dos. Hospital militar de campanha: móvel, modular e autônomo. Revista Científica Semana Acadêmica, [s. l.], 7 jun. 2017.
WEATHERHAVEN. Hospital de Campanha. 24 maio 2021. Datasheet.