Análise do potencial de aproveitamento de água de aparelhos de ar condicionado em prédios do Campus Anil da Universidade CEUMA-MA

Autores

  • Roni Cleber Boni UniCEUMA
  • Solange da Silva Nunes Boni UFMA
  • João Marcos Menezes de Sousa UniCEUMA

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v1i.1579

Palavras-chave:

Uso da água, Água não potável, Escassez de água

Resumo

RESUMO: A água é um recurso essencial às diversas atividades cotidianas e por ser um recurso finito deve ser utilizada de forma correta. Baseado neste preceito foi analisado o potencial de aproveitamento da água gerada no processo de condensação de aparelhos de ar condicionado para fins não potáveis em atividades diversas no campus universitário Anil, da Universidade CEUMA localizada na cidade de São Luis/MA. Para a elaboração da pesquisa, foram selecionados dois prédios do campus que abrigam diversas salas de aula, sala dos professores, biblioteca, sanitários e demais dependências administrativas as quais apresentam instalados nestes ambientes aparelhos de ar condicionado, de diferentes capacidades, que funcionam em três turnos ao longo da semana, inclusive aos sábados. Para avaliar o potencial de aproveitamento da água gerada, foram medidos os volumes produzidos nos diversos aparelhos existentes nos ambientes selecionados do campus, em diferentes datas dentro do semestre letivo e elaboradas análises físico-químicas das amostras de água aos parâmetros pH, condutividade elétrica, sólidos em suspensão total, salinidade e turbidez. Ao final do estudo foi possível identificar o grande potencial de aproveitamento da água condensada dos aparelhos para fins não potáveis, que correspondeu a 22,4 m³ gerado semanalmente, volume este que pode ser aproveitado nas atividades menos nobres do campus, como limpeza dos pisos e rega dos jardins e gramados, sem riscos aos usuários, conforme resultados das análises laboratoriais feitas nas diversas amostras coletadas, as quais apresentam valores sempre abaixo do recomendado na portaria No. 2914/2011 do Ministério da Saúde e na NBR 15527(ABNT, 2007).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - ANA. Manual de Conservação e Reuso de Água em Edificações. Prol Editora Gráfica: São Paulo, 2005, 152 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15527: Água da chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis: Requisitos. Rio de Janeiro, 2007.

FORTES, P. D.; JARDIM, P. C. F.; FERNANDES, J. G. Aproveitamento de água proveniente de aparelhos de ar condicionado. In: XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. XII SEGeT. Porto Alegre/RS, 2015. Anais... Porto Alegre/RS: 28 a 30 de outubro de 2015.

NUNES, R. T. S. (2006) Conservação da água em edifícios comerciais: potencial de uso racional e reuso em shopping center. Rio de Janeiro: Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação de Engenharia, Universidade Federal do Rio de janeiro, Rio de Janeiro, 144.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (2011). Portaria No. 2914/MS. Procedimentos de Controle e de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e seu Padrão de Potabilidade. Gabinete do Ministro: 12 de dezembro de 2011.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Como Citar

CLEBER BONI, Roni; DA SILVA NUNES BONI, Solange; MENEZES DE SOUSA, João Marcos. Análise do potencial de aproveitamento de água de aparelhos de ar condicionado em prédios do Campus Anil da Universidade CEUMA-MA. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 1., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. DOI: 10.46421/sispred.v1i.1579. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1579. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.