Submissões

O evento não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

O artigo submetido deve utilizar o template indicado no site do evento <.https://tecsic2023.com.br>

 

DATAS IMPORTANTES:

 

  • Prazo final para envio dos artigos: 
  • Comunicação de aceite dos artigos estendidos e possível revisão: 
  • Data limite para envio do artigo revisado: 16/06/2023
  • Comunicação dos artigos aprovados: 25/06/2023
  • Envio dos artigos em pdf, versão final, e atualização dos metadados: 09/07/23
  • Registro dos artigos / pagamentos autores: 01/08/2023
  • Realização do Workshop: 23 e 24/08/2023

 

Sessão

Tecnologia de Sistemas

Processos Construtivos

Qualidade e Desempenho

Aspectos Ambientais

Adequação Econômica

 

Descrição de cada sessão

Tecnologia de componentes e sistemas: o objetivo deste eixo é o estudo das propriedades e características dos componentes e sistemas construtivos do ponto de vista dos materiais que os compõem e suas propriedades, das condições necessárias à sua produção, da disponibilidade de matérias-primas, das interfaces com os sistemas construtivos com os quais interagem na edificação, da sua natureza sistêmica, isto é, de efetivamente compor um sistema construtivo, do impacto sobre o projeto da edificação e da construtibilidade que proporcionam para a produção da edificação.

Processos de fabricação, construção e montagem e produtividade: o objetivo deste eixo é o estudo dos processos de produção dos componentes e sistemas construtivos e suas características de tecnologia envolvida, disponibilidade de matérias-primas, das operações requeridas na fabricação e na construção/montagem, de equipamentos e ferramentas necessários à construção com os componentes e sistemas, com o grau de qualificação/formação dos profissionais requerido na fabricação e na aplicação na construção da edificação, aspectos relacionados aos processos de trabalho na utilização destes sistemas, incluindo projeto, processos pré-obra e processos de trabalho na obra. Também faz parte deste eixo o estudo da produtividade global dos sistemas construtivos desde a fabricação até a aplicação em obra.

Qualidade e desempenho de edificações e seus sistemas construtivos: o objetivo deste eixo é promover o estudo das características de desempenho dos componentes e sistemas construtivos entendidos pelo conjunto de requisitos de segurança, habitabilidade e durabilidade/manutenibilidade tendo por base a ABNT NBR 15575 quando se tratar de aplicação em edificações habitacionais e requisitos com suporte em outras normas quando não se tratar de edificações habitacionais, como, por exemplo, a ABNT NBR 10152 no desempenho acústico, requisitos de desempenho térmico e eficiência energética de sistemas de certificação de sustentabilidade, requisitos de segurança contra incêndio estabelecidos na legislação pertinente e outras normas aplicáveis do ponto de vista de desempenho. Neste eixo se enquadram também trabalhos sobre ensaios e avaliações ou sobre métodos de avaliação de desempenho como ensaios de componentes e sistemas e simulações computacionais de desempenho de sistemas construtivos ou propostas de novos métodos de avaliação de sistemas e componentes construtivos. A necessidade de normas técnicas específicas visando dotar o componente ou sistema de parâmetros de fabricação visando a qualidade do ponto de vista de conformidade a características que não existam ainda em normas ou regulamentos brasileiros também se enquadram neste eixo.

Aspectos ambientais dos sistemas construtivos e sua adequação às diferentes regiões do país: o objetivo deste eixo é o estudo da adequação dos sistemas construtivos às características geográficas, climáticas, de solo e meio-ambiente utilizando-se os meios proporcionados pelas normas técnicas pertinentes ou bibliografia. Nesta linha de estudos deve haver sempre conexão com o impacto sobre desempenho, qualidade, produtividade. Aspectos como exposição dos sistemas construtivos a agentes agressivos como por exemplo, a névoa salina e agentes poluentes específicos que condicionam o desempenho, exposição a condições decorrentes da ação do vento com base no mapa de isopletas da ABNT NBR 6123 (segundo os diferentes Estados e regiões). Também são considerados aspectos de exposição as condições de temperaturas e suas variações, umidade, condições extremas como chuva de granizo, geada, neve, latitude e longitude e suas implicações, radiação solar e outras; características dos solos; e ainda a adequação dos sistemas do ponto de vista de seu impacto ambiental como a pegada de carbono, a geração de resíduos na fabricação e na utilização.

 

Adequação econômica aos diferentes segmentos de produção de edificações incluindo a análise de custo global como requisito da sustentabilidade: o objetivo deste eixo é contemplar a avaliação de impacto econômico em todo o ciclo de produção considerando custos de fabricação, impacto sobre a produção, métodos inovadores de avaliar o custo com a introdução de métodos de efetiva mensuração do impacto de um sistema construtivo ou componente no todo do processo produtivo visando uma avaliação que não seja focada apenas no custo por m2. Neste eixo também estão incluídos estudos sobre custos de operação, manutenção e conservação, tanto sob a ótica de quem é o desenvolvedor do empreendimento em sua avaliação de investimento e riscos, como de quem será o proprietário e/ou usuário, incluindo os estudos que avaliem o retorno que se pode obter na promoção de empreendimentos com recursos públicos, por exemplo, ou mesmo em empreendimentos que o uso de um sistema construtivo proporcione o retorno do investimento ao longo do tempo na forma de redução de custos de operação, manutenção, conservação. Também se enquadram neste eixo os estudos relacionados a adequação dos sistemas construtivos do ponto de vista de viabilidade econômica para segmentos específicos como os segmentos de habitação de interesse social, de escolas, hospitais e outros tipos de edificações a serem produzidos dentro de limites específicos de recursos disponíveis.

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.