Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

ARTIGOS

Os artigos submetidos devem estar estruturados nos itens: resumo, abstract, palavras-chave, keywords, introdução, fundamentação, método, resultados e discussão, conclusão e referências. Seguem diretrizes para a composição desses itens.

RESUMO e ABSTRACT: inclui problema, objetivo, método, resultados e contribuição, a versão correspondente do abstract com boa redação em inglês, escrito com 200 palavras.

INTRODUÇÃO e FUNDAMENTAÇÃO: [podem estar juntas ou em seções separadas] apresenta o problema abordado (ou questões de pesquisa), explicita o objetivo do trabalho, fundamenta brevemente relacionando a referências atuais e coerentes.

MÉTODO: o artigo contém explicitamente uma seção de método ou equivalente, o tipo de método é declarado (pesquisa experimental, estudo de caso, pesquisa de campo, pesquisa ação, pesquisa construtiva, design science research, simulação, revisão sistemática da literatura, entre outros), o delineamento apresentado é coerente com o tipo de método e com o objetivo pretendido.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: o artigo contém explicitamente uma seção de resultados e discussão ou equivalente, os resultados apresentados tem coerência com o método e são discutidos/fundamentados em análises com base empírica. A discussão encaminha para respostas aos objetivos pretendidos.

CONCLUSÃO: a conclusão ou considerações finais destaca a resposta encontrada para o objetivo pretendido, apresenta conhecimentos novos alcançados (confirma conhecimento anterior em nova contextualização, detalha conhecimento anterior, expande conhecimento anterior), relaciona o trabalho a referências existentes destacando contribuição obtida, aponta para desenvolvimentos futuros.

REFERÊNCIAS: seguem o padrão ABNT (em formatação e inclusão de todos os itens necessários), toda referência é citada no texto, toda citação possui a referência correspondente, utiliza citação numerada, a ordem das referências segue a sequencia de citação no texto. Obter orientação em http://www.bu.ufsc.br/referencia.pdf  ou na Playlist Referências de acordo com a ABNT 6023 da Biblioteca UNESP de Rio Claro. 

TÍTULO EM PORTUGUÊS: é representativo do conteúdo do artigo e ocupa no máximo 3 linhas.

TÍTULO EM INGLÊS: tem equivalência com a versão em português, tem boa redação em inglês e ocupa no máximo 3 linhas.

FORMATAÇÃO: o artigo segue toda a formatação apresentada no TEMPLATE do evento <https://sbtic25tecsic.paginas.ufsc.br/templates/> quanto a - fontes e numeração dos títulos, tamanho A4, margens, fonte e espaçamento do texto, equações, figuras, tabelas e quadros (título acima, fonte abaixo, centralizados), apresenta quadros com grade fechada, apresenta tabelas somente com linhas.

QUANTIDADE DE PALAVRAS: o artigo possui 5000 palavras entre TÍTULO, excluindo as referências. É aceitável ultrapassar o limite de palavras em 10%. Em artigos de Revisão Sistemática da Literatura desconsiderar as referências na contagem de palavras.

TEMAS

Tema principal: “Inovações Integradas em Digitalização e Industrialização na Construção: Tecnologias, Processos e Desempenho no Ambiente Construído. 

Considerando o tema principal do evento, os artigos A serem submetidos devem abordar uma ou mais temáticas a seguir:

  • Industrialização, Desempenho e Digitalização;
  • Tecnologia de componentes e sistemas construtivos;
  • Tecnologia de processos de fabricação, construção, montagem e produtividade;
  • Qualidade e/ou desempenho (técnico ou ambiental) das edificações e suas partes (sistemas);.

 

Notas técnicas 

Nota Técnica trata-se de um artigo compacto com: introdução, método, resultados, discussão e contribuição. A ênfase está na apresentação de um produto/ processo ou ferramenta digital aplicado a projeto, obra, uso, operação ou manutenção.

IMPORTANTE: Na submissão, observações para o editor, escrever Nota Técnica

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.