GESTÃO DE OBRAS RESIDENCIAIS EM CONDOMÍNIO DE CASAS: ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Gestão, Planejamento, Controle, Construção civil, ObrasResumo
A construção civil representa uma importante parcela da economia nacional que vem passando a crescer mais moderadamente ao longo dos anos. Por essa razão, volta-se a atenção para os canteiros de obras, a fim de aumentar a produtividade e a sustentabilidade da produção. Nesse contexto, o principal objetivo desta pesquisa é entender como ocorre o planejamento e controle de obras na construção de residências unifamiliares na cidade de Mossoró-RN e identificar quais medidas podem ser sugeridas para adequação, a partir do estudo de caso de um conjunto de cinco obras de uma pequena construtora. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa exploratória dividida em duas etapas: fundamentação teórica e análise prática, sendo essa última composta de uma investigação através de observação direta e de entrevista semiestruturada aplicada ao engenheiro e aos mestres das obras. A pesquisa evidenciou a importância de reunir esforços para melhor organizar a produção no canteiro de obras, valorizando os processos de planejamento e controle, tornando-os indispensáveis em qualquer obra, de modo a aumentar a qualidade, a rapidez e diminuir os custos das obras, melhorando também o ambiente de trabalho, contando com a qualificação dos profissionais.
Downloads
Referências
ABRAMAT/FVG. Perfil da Cadeia Produtiva. Edição 2017. Disponível em<http://www.abramat.org.br/lista-interna&codigo=9>. Acesso em 13 de maio de 2019.
ABRAMAT/FVG. Perfil da Cadeia Produtiva. Edição 2018. Disponível em<http://www.abramat.org.br/lista-interna&codigo=9>. Acesso em 13 de maio de 2019.
GONÇALVES, Robson. Ciclo e tendência na construção civil. 2015. Fundação GetúlioVargas. Disponível em: <https://fgvprojetos.fgv.br/artigos/ciclo-e-tendencia-na-construcaocivil>.Acesso em: 30 maio 2019.
HEERDT, Mauri Luiz; LEONEL, Vilson. Metodologia Científica e da Pesquisa. 5. ed.
Palhoça: Unisulvirtua, 2007. Livro didático da disciplina de Metodologia Científica e da Pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina.
MAGALHÃES, Rachel Madeira; MELLO, Luiz Carlos Brasil de Brito; BANDEIRA, Renata Albergaria de Mello.
Planejamento e controle de obras civis: estudo de caso múltiplo emconstrutoras no Rio de Janeiro. Gestão & Produção, [s.l.], v. 25, n. 1, p.44-55, 1 jun. 2018.
MATTOS, Aldo Dórea. Planejamento e controle de obras. São Paulo: Pini, 2010.
PAIC/IBGE. Estudos específicos da construção civil. 2017. Disponível em<http://www.cbicdados.com.br/menu/estudos-especificos-da-construcao-civil/pesquisa-anualdaindustria-da-construcao-paicibge> Acesso em 12 de maio de 2019.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
TONETTO, Mirela Schramm. Avaliação da gestão da qualidade em obras prediais: umestudo de caso. (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de SantaMaria, Santa Maria, 2016.
YIN, Robert K.. Estudo de Caso: Métodos e Planejamentos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman,2001. Tradução de: Daniel Grassi.