Implantação de um programa de redução de resíduos sólidos da construção civil em canteiros.
DOI:
https://doi.org/10.46421/tecsic.v4.2482Palavras-chave:
Residuos solidos, Gerenciamento de residuo, Residuo de construção civilResumo
A construção civil é considerada por muitos como sendo uma das mais importantes atividades do planeta. No entanto apresenta grandes índices de resíduos gerados em relação às outras indústrias, contrapondo com o seu acelerado crescimento. Nos últimos anos tem-se questionado sobre o consumo exagerado de matéria prima como também dos impactos causados pelos resíduos depositados clandestinamente, os quais geram grandes problemas ao poder público e sociedade. A extração de materiais não renováveis, o mau uso e o descarte desnecessário destes têm comprometido o futuro do meio ambiente. Para que este problema seja contornado, é necessária a conscientização de gestores e a mão de obra da construção civil, para que esta seja capaz de reduzir a geração de resíduos, reutilizar os materiais que seriam descartados e segregar adequadamente os que forem enviados às recicladoras. O trabalho em questão consiste de pesquisa de campo voltada para a implantação de um programa de gestão de resíduos em um canteiro de obras. Para que a gestão de resíduos seja implantada, serão ministradas reuniões e palestras de conscientização para os operários e gestores. A resolução CONAMA nº 307 será utilizada como base para implantação do projeto. Com intuito de conscientização dos operários e o interesse destes em cooperar com o projeto. No entanto, serão propostas rotinas e ideias para superar obstáculos durante a implantação, como no caso de atraso no cronograma da obra e de comprometimento dos colaboradores. Em suma, o trabalho busca fornecer importantes considerações para um melhor entendimento do programa de gerenciamento de resíduos e das possíveis dificuldades a serem encontradas.
Downloads
Referências
LORDÊLO, P. M.; EVANGELISTA, P. P. A.; FERRAZ, T. G. A. Programa de gestão de resíduos em canteiros de obras: método, implantação e resultados. In: Programa de Gestão de Resíduos da Construção Civil, SENAI/BA, 2006.
PINTO, Tarcísio de Paula. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. 1999. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
VÁSQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. 21. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
CARELI, E. D. A Resolução CONAMA nº 307/2002 e as Novas Condições para Gestão dos Resíduos de Construção e Demolição. São Paulo, 2008. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2008
CIOCCHI, J. S; PICCHI, A. B.N. Gestão de resíduos da construção civil em obras de edificações. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XX, 2010, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2010.
CAMARGO, A. L. de B. Desenvolvimento sustentável: Dimensões e Desafios. Campinas, SP: Papirus, 2003.
CAVALCANTE, E. H. RCD como material (nobre) de construção. Notas de aula.
SANTOS DS. Diagnóstico da gestão dos resíduos de construção e demolição e seus impactos ambientais no município de Jaboatão dos Guararapes-PE [dissertação]. Recife: Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco/ POLI UPE, 2015.
SCHNEIDER, D. M. & PHILIPPI JÚNIOR, A. Gestão pública de resíduos da construção civil no município de São Paulo. Ambiente Construído, Porto Alegre, 2010.
MARCONDES, Fábia Cristina Segatto e CARDOSO, Francisco Ferreira. Contribuição para aplicação do conceito de logística reversa na cadeia de suprimentos da construção civil. 2005, Anais.. Porto Alegre, RS: ANTAC, 2005. . Acesso em: 04 mai. 2023.
BEUREN, Ilse Maria. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. Teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003.