Fichas de avaliação de desempenho (FADs) para elementos e sistemas construtivos convencionais

Autores

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, elementos e sistemas construtivos, SiNAT, FAD - Ficha de Avaliação de Desempenho

Resumo

A prática das avaliações de desempenho já está consolidada no Brasil, ganhando destaque nacional, principalmente a partir de 2007, com a criação do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (SiNAT) e após a publicação da ABNT NBR 15575, em 2013. Os agentes do setor produtivo, desde fabricantes até construtoras, já constataram a necessidade de conhecer o potencial desempenho de seus produtos, sejam inovadores ou convencionais, e muitos já recorrem à avaliação técnica para tanto. Esse artigo traz uma atualização do cenário nacional com relação aos documentos que estão sendo desenvolvidos, no âmbito do SiNAT, especialmente das Fichas de Avaliação de Desempenho (FADs), relatando, inclusive, um caso coordenado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), referente ao desenvolvimento da FAD para paredes estruturais de alvenaria de blocos cerâmicos revestidas com argamassa. Além disso, com base na experiência profissional dos autores e na compilação de referências bibliográficas, apresentam-se análises considerando o modelo de documento a ser adotado na elaboração das FADs pelas Instituições Técnicas de Avaliação (ITAs), o processo de tramitação no SiNAT e a implementação dessas FADs pelo setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Downloads

Publicado

02/04/2021

Como Citar

CLETO, F. da R. .; OLIVEIRA, . L. A. de .; VITTORINO, F. .; MITIDIERI FILHO, C. V. . Fichas de avaliação de desempenho (FADs) para elementos e sistemas construtivos convencionais. In: WORKSHOP DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–6. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/tecsic/article/view/355. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Qualidade e desempenho de produtos e sistemas construtivos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)