Análise das exigências de segurança contra incêndio de sistemas construtivos em madeira - o caso do cross laminated timber

Autores

Palavras-chave:

Madeira, Sistema Construtivo, Fogo, Segurança contra incêndio, CLT

Resumo

Sistemas construtivos de madeira têm contribuído para a construção de edifícios sustentáveis e dentre eles, o Cross Laminated Timber (CLT) é uma opção que está adquirindo relevância crescente no mundo. No entanto, como o sistema é constituído essencialmente de material combustível, a segurança contra o incêndio é um dos principais fatores que limita o seu uso na construção civil. Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa de normas e regulamentações estrangeiras específicas de segurança contra incêndio para sistemas construtivos de madeira em países como Austrália, Inglaterra e Estados Unidos, visando a análise de parâmetros para o desenvolvimento de critérios para avaliação de sistemas construtivos de madeira no Brasil. O método utilizado para a pesquisa consistiu na pesquisa bibliográfica, seguida de uma análise dos documentos mais relevantes encontrados. Esta pesquisa tem como recorte sistemas construtivos de madeira para unidades residenciais isoladas, geminadas ou sobrepostas. Os resultados demonstram que há especificidades de cada país, devido às características regionais, climáticas e culturais diversas, porém, vários dos requisitos podem ser aproveitados, assim como outros deverão ser adaptados às exigências da realidade local, considerando também a diversidade das regiões brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Downloads

Publicado

02/04/2021

Como Citar

FELIX, P. M. de A. C. .; ONO, R. .; OLIVEIRA, F. L. de . Análise das exigências de segurança contra incêndio de sistemas construtivos em madeira - o caso do cross laminated timber. In: WORKSHOP DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–6. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/tecsic/article/view/364. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Qualidade e desempenho de produtos e sistemas construtivos