Influência da espessura de revestimento de argamassa de gesso no comportamento térmico de paredes em alvenaria de tijolos

Autores

  • Thamires Carla Marques de França
  • Pedro Ígor Bezerra Batista Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI - UPE
  • Yêda Vieira Póvoas Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI - UPE

Palavras-chave:

Argamassa de gesso, Desempenho térmico, Revestimento interno

Resumo

A boa escolha dos materiais e cores nas paredes e coberturas proporciona aos usuários de uma edificação um maior bem-estar e conforto térmico, além de contribuir com a diminuição do consumo de energia com condicionamento artificial. A presente pesquisa buscou analisar através de ensaios em câmara térmica o comportamento térmico de um protótipo de alvenaria de tijolos cerâmicos constituído de um revestimento externo de argamassa de cimento Portland, e um revestimento interno de gesso com espessura variável. Além disso, foram calculados parâmetros de desempenho térmico, conforme método simplificado da NBR 15220-2 (ABNT, 2005). Como resultado, o protótipo com revestimento de gesso mais espesso apresentou menor variação de temperatura durante o aquecimento, é possível afirmar que a espessura exerce uma influência direta no desempenho térmico, isto é, quanto maior a espessura do revestimento, maior o desempenho térmico da estrutura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Downloads

Publicado

02/04/2021

Como Citar

FRANÇA, T. C. M. de .; BATISTA, P. Ígor B.; PÓVOAS, Y. V. . Influência da espessura de revestimento de argamassa de gesso no comportamento térmico de paredes em alvenaria de tijolos. In: WORKSHOP DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–5. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/tecsic/article/view/378. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Qualidade e desempenho de produtos e sistemas construtivos