Avaliação mecânica do uso de resíduo de fresagem de pavimentos na estabilização de um solo siltoso

Autores

  • Gabriel Orquizas Mattielo Pedroso Universidade Estadual Paulista
  • Cássio de Carvalho Araújo Moura Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - CAMPUS LORENA
  • Mariana Ferreira Benessiuti Motta Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.46421/enarc.v8i00.3692

Palavras-chave:

Pavimentação, Estabilização de solos, RAP

Resumo

Na Engenharia Civil, atualmente, medidas como reciclagem, reaproveitamento e reutilização são essenciais nas práticas da profissão. Sendo assim, no ramo de pavimentação há diversas iniciativas para utilizar materiais provenientes da fresagem da camada asfáltica do pavimento. O material fresado, quando descartado incorretamente, se torna um resíduo agressivo ao meio ambiente, tornando sua reutilização necessária. Desse modo, o objeto deste estudo é verificar a aplicação do resíduo de fresagem na estabilização de um solo siltoso, a fim de utilizar a mistura dos materiais nas camadas do pavimento. Para tanto, o material fresado foi incorporado ao solo, nas proporções de 25; 50 e 75%, e verificado suas propriedades físicas e mecânicas por meio dos ensaios de granulometria, compactação e Índice de Suporte California (ISC ou CBR). Os resultados mostraram que conforme foi sendo adicionado material fresado, os valores de massa específica máxima seca aumentam, o teor de umidade ótima diminui, e a expansão do solo diminui. Entretanto, embora houve a diminuição da expansão, não houve uma variação significativa no valor do CBR, assim, para que as misturas possam ser aplicadas em outras camadas do pavimento flexível, essas não satisfazem as condições mínimas do DNIT para utilização em camadas de base e sub-base.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. NBR 6457: Amostras de solo – Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização, Rio de Janeiro, RJ, 8p. (2016a)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. NBR 7181: Solo – Análise Granulométrica, Rio de Janeiro, RJ, 13p. (2016b)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. NBR 7182: Solo – Ensaio de Compactação, Rio de Janeiro, RJ, 10p. (2016c)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. NBR 9895: Solo – Índice de Suporte Califórnia, Rio de Janeiro, RJ, 14p. (2016d)

BALBO, J. T. (2007). Pavimentação Asfáltica: materiais, projeto e restauração. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2007. 557p.

BERNUCCI, L. B., et al. (2006). Pavimentação Asfáltica – Formação Básica para Engenheiros. Rio De Janeiro: Petrobrás; Abeda, 504p.

BONFIM, V. (2007). Fresagem de Pavimentos Asfálticos. 3 ed., São Paulo, Fazendo Arte Editora, 128p.

DNIT (2006). Manual de Pavimentação. 3ed. – Rio de Janeiro, 274p.

GONÇALVES, C. E. R. (2019). Estudo de estabilização de solos utilizando material fresado e cimento. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Estadual do Maranhão.

MEDINA, J. E MOTTA, L.M.G. (2005). Mecânica dos Pavimentos. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 574p.

SPECT, L. P., et al. (2013). Utilização de material fresado como camada de pavimento: Estudo laboratorial e aplicação em campo. 42ª RAPv: Reunião Anual de Pavimentação 2013, Blumenau, SC.

SILVA, E. S. (2013). Utilização de resíduo de fresagem de pavimentos asfálticos em bases estabilizadas granulometricamente e em revestimentos asfálticos na cidade de Manaus. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. 219 f.

VIEIRA DE ARAÚJO JUNIOR, L.P. (2019). Estudo sobre estabilização de solo com material fresado de pavimentação asfáltica. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo. 122f.

Downloads

Publicado

25/10/2023

Como Citar

Pedroso, O. M., Moura, C. de C. A. ., & Motta, M. F. B. . (2023). Avaliação mecânica do uso de resíduo de fresagem de pavimentos na estabilização de um solo siltoso. ENCONTRO NACIONAL DE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO, 8(00), 1–6. https://doi.org/10.46421/enarc.v8i00.3692