AVALIAÇÃO DO RESÍDUO DE ARENITO COMO AGREGADO MIÚDO EM MATRIZ DE ARGAMASSA

Autores

  • Mauro MARIO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI/UFRGS)
  • Caroline GIORDANI Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI/UFRGS)
  • Angela Borges MASUERO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI/UFRGS)
  • Denise Carpena Coitinho DAL MOLIN Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI/UFRGS)

Palavras-chave:

Arenito, resíduo, agregado miúdo, argamassa

Resumo

O trabalho objetiva avaliar o resíduo de arenito amarelo e vermelho como agregado miúdo, comparativamente com areia silicosa de rio. Os resíduos foram caracterizados quimica e mineralogicamente. Os finos do arenito vermelho não apresentaram atividade pozolânica com cal. Para avaliação em argamassas cimentícias, foi variada a coloração do arenito (vermelho e amarelo) e o tratamento dos agregados (com e sem lavagem). Os dois arenitos apresentaram características químicas semelhantes, porém, foi possível verificar diferença na resistência à compressão. Todas as argamassas apresentaram valores similares com relação à absorção de água por capilaridade e resistência à tração na flexão.

Downloads

Publicado

10/08/2023

Como Citar

MARIO, M., GIORDANI, C., MASUERO, A. B. ., & DAL MOLIN, D. C. C. . (2023). AVALIAÇÃO DO RESÍDUO DE ARENITO COMO AGREGADO MIÚDO EM MATRIZ DE ARGAMASSA. ENCONTRO NACIONAL DE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO, 7(1), 365–372. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/enarc/article/view/3378