Análise da ventilação natural em salas de aula
simulações CFD
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3744Palavras-chave:
ventilação natural, taxas de renovação de ar/hora, simulação computacional CFD, salas de aulaResumo
A ventilação natural nas edificações é uma importante estratégia de condicionamento térmico passivo, possibilitando o conforto térmico e a salubridade do ar para os usuários, principalmente em regiões de clima quente e úmido, como o Brasil. A discussão sobre o uso desta estratégia, principalmente em ambientes de ensino, vem sendo bastante discutida após a pandemia da COVID-19. Diante disso, o objetivo deste artigo é avaliar a influência do parâmetro de abertura na velocidade do fluxo de ar interno e nas taxas de renovação de ar/hora em uma sala de aula existente na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A metodologia utilizada foram simulações CFD e foram analisados o caso de referência e 4 casos com alterações projetuais nas aberturas. Dentre os principais resultados, destaca-se que a ventilação natural do caso de referência e no caso 1 e 2 são inadequadas e insuficientes para manter a qualidade do ar interno. Em contrapartida, percebe-se que as alterações nos demais casos, que permitem uma ventilação cruzada no ambiente, apresentaram melhores resultados quanto a velocidade e quantidade de fluxo do ar na sala de aula, aumentando, também, as taxas de renovação de ar/hora.
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