Desempenho acústico

estudo comparativo entre simulações computacionais e ensaios de campo para o isolamento de ruído aéreo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3746

Palavras-chave:

parede maciça de concreto, ensaio de campo, simulação computacional

Resumo

No Brasil, a norma de desempenho, NBR 15575 (ABNT, 2021), é utilizada como referência para a avaliação do isolamento acústico das vedações verticais internas, a qual apresenta critérios de perda de transmissão sonora (DnTw) em função do ambiente utilizado. Sendo assim, é essencial que na fase de elaboração de projeto sejam utilizadas ferramentas que permitam a estimativa do DnTw Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise comparativa entre os ensaios de campo e as simulações de isolamento acústico de 28 vedações verticais internas. As simulações foram realizadas utilizando o software SONarchitect ISO para a predição do isolamento acústico de vedações internas, executadas em paredes maciças de concreto, em 10 edifícios diferentes, sendo eles nos estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia. Buscou-se avaliar ambientes com volumetrias não muito diferentes, para ter-se uma avaliação mais representativa. A análise comparativa mostra uma variação de, no máximo, 2 dB entre os resultados obtidos nas simulações e ensaios de campo. A análise quanto ao desempenho, mostra que as simulações tiveram 97% de acerto, se comparado com os resultados de campo. Portanto, conclui-se que a modelagem computacional é uma ferramenta confiável para avaliar-se o isolamento acústico de vedações verticais construídas em parede maciça de concreto, desde que sejam modeladas corretamente, e que sejam considerados seus desvios.

Biografia do Autor

Fábia Kamilly Gomes de Andrade, Universidade de Pernambuco

Doutora em Estruturas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É mestre e graduada em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE). Trabalhou 4 anos, ministrando aula em curso técnico de edificações e, atualmente, ministra aulas no ensino superior para os cursos de Arquitetura e Engenharia Civil na UniFBV/Wyden em Recife. Foi coordenadora do escritório modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIFBV Wyden. Trabalha com projetos particulares de instalações de prevenção e combate a incêndio e de instalações hidrossanitárias. Tem experiência em obra nos setores de produção e de projetos pela Odebrecht Realizações Imobiliárias negócio Reserva do Paiva.

Otávio Joaquim da Silva Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e
Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2023).Atualmente é consultor da Tecomat Engenharia e professor da Faculdade Damas da
instrução cristã.Associado da SOBRAC (Sociedade Brasileira de Acústica) e Coordenador Secretário Regional da SOBRAC/NE.Tem experiência na área de Engenharia Civil,
com ênfase em Acústica de edifícios e Materiais de construção, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho acústico, sistemas inovadores e materiais de
construção.

Pedro de Freitas Goias, Universidade Católica de Pernambuco

Mestre em Tecnologia das Construções pela UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (2020). Graduado pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (2010). Gestor do setor de desempenho de edificações na Tecomat Engenharia Ltda. desde 2011. Membro do SiNAT - Sistema Nacional de Avaliações Técnicas desde 2013. Membro do COMAT - Comissão de inovação da CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção desde 2019. Experiência na área de Construção Civil, com ênfase em análises de desempenho de edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho acústico, desempenho térmico, desempenho lumínico, segurança contra incêndio, ensaios de desempenho em laboratório e campo, análise de desempenho de sistemas construtivos inovadores, auditoria em obras e em projetos de edificações.

Referências

ANDRADE, F. K. G. D. Análise Do Desempenho Acústico Das Vedações Verticais. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade de Pernambuco. Escola Politécnica de Pernambuco. Recife, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 15575: Edificações habitacionais – Desempenho. Rio de Janeiro, 2013. Coletânea.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ISO 12999-1:2014 – Determination and application of measurement uncertainties in building acoustics -Part 1: Sound insulation.

CBIC. Brasil adota novos padrões de qualidade para construção de casas e apartamentos, 2013. Disponível em:http://www.cbic.org.br/sala-de-imprensa/noticias/brasil-adota-novos-padroes-de-qualidade-para-contrução-de-casas-e-apaetamentos Acesso em: 20 set. 2014.

DE NEGRI, Fernanda; ZUCOLOTO, Graziela; MIRANDA, Pedro; KOELLER, Priscila. Ciência e Tecnologia frente à pandemia: Como a pesquisa científica e a inovação estão ajudando a combater o novo coronavírus no Brasil e no mundo. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona. Acesso em 16 nov. 2020.

MATEUS, D. Acústica das edificações e controlo de ruído. 2008. Disponível em: Acesso em agosto/2019

OTAVIO JOAQUIM, D. SILVA J. Avaliação de desempenho acústico de edificações segundo a NBR 15575 na região metropolitana do Recife – Edifícios Residenciais. Dissertação de mestrado, Recife, 2014.

SILVA, R. M. C. D. Avaliação Acústica de Edifícios Habitacionais - Análise dos Coeficientes de Ponderação Associados aos Índices de Desempenho Acústico de Habitações. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, p. 109. 2014.

SILVA, D. C. D. O. D.; WOELFFEL, B. Desempenho acústico para edificações habitacionais a partir de critérios adotados pela ABNT NBR 15575/2013. Revista Científica Faesa, Vitória, 2016. 31-37.

Downloads

Publicado

26/10/2023

Como Citar

VIEIRA, M. C.; ANDRADE, F. K. G. de; JUNIOR, O. J. da S.; GOIAS, P. de F. Desempenho acústico: estudo comparativo entre simulações computacionais e ensaios de campo para o isolamento de ruído aéreo. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–9. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3746. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3746. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

1. Acústica Arquitetônica e Urbana