Desempenho acústico
estudo comparativo entre simulações computacionais e ensaios de campo para o isolamento de ruído aéreo
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3746Palavras-chave:
parede maciça de concreto, ensaio de campo, simulação computacionalResumo
No Brasil, a norma de desempenho, NBR 15575 (ABNT, 2021), é utilizada como referência para a avaliação do isolamento acústico das vedações verticais internas, a qual apresenta critérios de perda de transmissão sonora (DnTw) em função do ambiente utilizado. Sendo assim, é essencial que na fase de elaboração de projeto sejam utilizadas ferramentas que permitam a estimativa do DnTw Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise comparativa entre os ensaios de campo e as simulações de isolamento acústico de 28 vedações verticais internas. As simulações foram realizadas utilizando o software SONarchitect ISO para a predição do isolamento acústico de vedações internas, executadas em paredes maciças de concreto, em 10 edifícios diferentes, sendo eles nos estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia. Buscou-se avaliar ambientes com volumetrias não muito diferentes, para ter-se uma avaliação mais representativa. A análise comparativa mostra uma variação de, no máximo, 2 dB entre os resultados obtidos nas simulações e ensaios de campo. A análise quanto ao desempenho, mostra que as simulações tiveram 97% de acerto, se comparado com os resultados de campo. Portanto, conclui-se que a modelagem computacional é uma ferramenta confiável para avaliar-se o isolamento acústico de vedações verticais construídas em parede maciça de concreto, desde que sejam modeladas corretamente, e que sejam considerados seus desvios.
Referências
ANDRADE, F. K. G. D. Análise Do Desempenho Acústico Das Vedações Verticais. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade de Pernambuco. Escola Politécnica de Pernambuco. Recife, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 15575: Edificações habitacionais – Desempenho. Rio de Janeiro, 2013. Coletânea.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ISO 12999-1:2014 – Determination and application of measurement uncertainties in building acoustics -Part 1: Sound insulation.
CBIC. Brasil adota novos padrões de qualidade para construção de casas e apartamentos, 2013. Disponível em:http://www.cbic.org.br/sala-de-imprensa/noticias/brasil-adota-novos-padroes-de-qualidade-para-contrução-de-casas-e-apaetamentos Acesso em: 20 set. 2014.
DE NEGRI, Fernanda; ZUCOLOTO, Graziela; MIRANDA, Pedro; KOELLER, Priscila. Ciência e Tecnologia frente à pandemia: Como a pesquisa científica e a inovação estão ajudando a combater o novo coronavírus no Brasil e no mundo. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona. Acesso em 16 nov. 2020.
MATEUS, D. Acústica das edificações e controlo de ruído. 2008. Disponível em: Acesso em agosto/2019
OTAVIO JOAQUIM, D. SILVA J. Avaliação de desempenho acústico de edificações segundo a NBR 15575 na região metropolitana do Recife – Edifícios Residenciais. Dissertação de mestrado, Recife, 2014.
SILVA, R. M. C. D. Avaliação Acústica de Edifícios Habitacionais - Análise dos Coeficientes de Ponderação Associados aos Índices de Desempenho Acústico de Habitações. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, p. 109. 2014.
SILVA, D. C. D. O. D.; WOELFFEL, B. Desempenho acústico para edificações habitacionais a partir de critérios adotados pela ABNT NBR 15575/2013. Revista Científica Faesa, Vitória, 2016. 31-37.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.