Estudo de viabilidade para implementação de parque solar fotovoltaico para geração de energia destinada a instituições de ensino do Serviço Social da Indústria - SESI do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3750

Palavras-chave:

Energia renovável, Educação ambiental, Energia fotovoltaica, Módulos fotovoltaicos

Resumo

A energia fotovoltaica é vantajosa quando consideramos os benefícios que ela traz ao meio ambiente por vir de fonte renovável, além de diminuir o valor das faturas de energia elétrica nas edificações. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a viabilidade de implantação de um parque solar fotovoltaico para geração de energia destinada ao abastecimento em conjunto das 3 (três) escolas da rede de educação do Distrito Federal no modelo de autoconsumo remoto. Os procedimentos metodológicos dividem-se em três etapas: (1) análise das faturas de energia elétrica das edificações; (2) cálculo de geração de energia e quantitativo de módulos fotovoltaicos e (3) análise da área de telhado por meio de imagens de satélite, orçamento e cálculo de payback simples. Os resultados apontam que a implantação do parque solar fotovoltaico traz benefícios às três instituições de ensino, tanto no viés econômico, quanto no educacional. O investimento inicial corresponde a R$ 6.027.328,00 e o payback simples aponta para cerca de 6 anos 11 meses e 12 dias. Os dados financeiros pesam muito na tomada de decisão, ainda mais quando outros compromissos tomam boa parte do orçamento das instituições. Contudo, apesar das escolas deterem a característica de aumento de carga e de consumo, com a usina FV é possível alcançar autossuficiência energética, elevando o patamar de qualidade ofertado por todo o Sistema Fibra, além de cumprir com o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS 7) da ONU, atendendo também a agenda 2030 e os grandes desafios sustentáveis atuais, assegurando o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia, deixando herança positiva para as próximas gerações.

Biografia do Autor

Alessandro Barbosa Ximenes, Senai DR-DF

Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Violência pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia. Analista de projetos no Serviço de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Brasília-DF, Brasil).

Bárbara Gomes Silva, Senai DR-DF

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. Arquiteta (Brasília-DF, Brasil).

Shinnayder Carlos Veloso, Senai DR-DF

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Anhanguera-Uniderp Mato Grosso do Sul. Consultor Técnico Especialista III no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Brasília-DF, Brasil).

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

XIMENES, Alessandro Barbosa; SILVA, Bárbara Gomes; VELOSO, Shinnayder Carlos. Estudo de viabilidade para implementação de parque solar fotovoltaico para geração de energia destinada a instituições de ensino do Serviço Social da Indústria - SESI do Distrito Federal. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3750. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3750. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

5. Eficiência Energética