Estudo de viabilidade para implementação de parque solar fotovoltaico para geração de energia destinada a instituições de ensino do Serviço Social da Indústria - SESI do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3750Palabras clave:
Energia renovável, Educação ambiental, Energia fotovoltaica, Módulos fotovoltaicosResumen
A energia fotovoltaica é vantajosa quando consideramos os benefícios que ela traz ao meio ambiente por vir de fonte renovável, além de diminuir o valor das faturas de energia elétrica nas edificações. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a viabilidade de implantação de um parque solar fotovoltaico para geração de energia destinada ao abastecimento em conjunto das 3 (três) escolas da rede de educação do Distrito Federal no modelo de autoconsumo remoto. Os procedimentos metodológicos dividem-se em três etapas: (1) análise das faturas de energia elétrica das edificações; (2) cálculo de geração de energia e quantitativo de módulos fotovoltaicos e (3) análise da área de telhado por meio de imagens de satélite, orçamento e cálculo de payback simples. Os resultados apontam que a implantação do parque solar fotovoltaico traz benefícios às três instituições de ensino, tanto no viés econômico, quanto no educacional. O investimento inicial corresponde a R$ 6.027.328,00 e o payback simples aponta para cerca de 6 anos 11 meses e 12 dias. Os dados financeiros pesam muito na tomada de decisão, ainda mais quando outros compromissos tomam boa parte do orçamento das instituições. Contudo, apesar das escolas deterem a característica de aumento de carga e de consumo, com a usina FV é possível alcançar autossuficiência energética, elevando o patamar de qualidade ofertado por todo o Sistema Fibra, além de cumprir com o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS 7) da ONU, atendendo também a agenda 2030 e os grandes desafios sustentáveis atuais, assegurando o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia, deixando herança positiva para as próximas gerações.
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