Um processo participativo de desenvolvimento de melhorias em áreas comuns de uso infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3754

Palavras-chave:

Processo Participativo, Habitação de Interesse Social, Valor do Usuário, Percepção, Melhorias

Resumo

Pesquisas que avaliam a Habitação de Interesse Social (HIS) no Brasil frequentemente apontam condições desfavoráveis expressadas pelos moradores em relação à habitação, em termos das unidades e espaços comuns, e do seu entorno. Neste sentido, processos participativos de projetos de melhorias são considerados essenciais por razões políticas, sociais e econômicas, e valores do usuário precisam ser priorizados. Considera-se que o desenvolvimento de processos de introdução de melhorias de HIS existentes, que incluem o morador como protagonista, e com participação ativa, pode ser um meio para orientar ações mais efetivas. No entanto, processos participativos efetivos na área de arquitetura e construção civil ainda são escassos no Brasil. Assim, a pesquisa buscou desenvolver um estudo de caso com participação de moradores de um conjunto habitacional em Campinas, com foco específico, aqui retratado de melhorias, na área recreativa de uso infantil. O estudo visou envolver o público-alvo, crianças moradoras do conjunto habitacional analisado, na definição do seu espaço de lazer. O processo participativo, desenvolvido com as crianças, proporcionou resultados esperados da metodologia, dentre elas aprendizado, criação e avaliação de propostas. Pode-se afirmar que identificar o valor do usuário é essencial para o desenvolvimento de melhorias voltadas ao público-alvo, e atividades participativas lúdicas ampliam o engajamento de usuários

Biografia do Autor

Clara Helena Bianchi Pereira, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

Discente no curso de Arquitetura e Urbanismo na UNICAMP

Elisa Atalia Daniel Muianga, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Pós-doutoranda em Arquitetura na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Unicamp.

Doris C. C. K Kowaltowski , Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

Professora na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Unicamp

Erika Harumi Nishimoto Monetti, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

Arquiteta

Referências

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

PEREIRA, Clara Helena Bianchi; MUIANGA, Elisa Atalia Daniel; KOWALTOWSKI , Doris C. C. K; MONETTI, Erika Harumi Nishimoto. Um processo participativo de desenvolvimento de melhorias em áreas comuns de uso infantil. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–5. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3754. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3754. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

7. Conforto Ergonômico e Qualidade Ambiental

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