Um processo participativo de desenvolvimento de melhorias em áreas comuns de uso infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3754

Palavras-chave:

Processo Participativo, Habitação de Interesse Social, Valor do Usuário, Percepção, Melhorias

Resumo

Pesquisas que avaliam a Habitação de Interesse Social (HIS) no Brasil frequentemente apontam condições desfavoráveis expressadas pelos moradores em relação à habitação, em termos das unidades e espaços comuns, e do seu entorno. Neste sentido, processos participativos de projetos de melhorias são considerados essenciais por razões políticas, sociais e econômicas, e valores do usuário precisam ser priorizados. Considera-se que o desenvolvimento de processos de introdução de melhorias de HIS existentes, que incluem o morador como protagonista, e com participação ativa, pode ser um meio para orientar ações mais efetivas. No entanto, processos participativos efetivos na área de arquitetura e construção civil ainda são escassos no Brasil. Assim, a pesquisa buscou desenvolver um estudo de caso com participação de moradores de um conjunto habitacional em Campinas, com foco específico, aqui retratado de melhorias, na área recreativa de uso infantil. O estudo visou envolver o público-alvo, crianças moradoras do conjunto habitacional analisado, na definição do seu espaço de lazer. O processo participativo, desenvolvido com as crianças, proporcionou resultados esperados da metodologia, dentre elas aprendizado, criação e avaliação de propostas. Pode-se afirmar que identificar o valor do usuário é essencial para o desenvolvimento de melhorias voltadas ao público-alvo, e atividades participativas lúdicas ampliam o engajamento de usuários

Biografia do Autor

Clara Helena Bianchi Pereira, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

Discente no curso de Arquitetura e Urbanismo na UNICAMP

Elisa Atalia Daniel Muianga, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Pós-doutoranda em Arquitetura na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Unicamp.

Doris C. C. K Kowaltowski , Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

Professora na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Unicamp

Erika Harumi Nishimoto Monetti, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

Arquiteta

Referências

KOWALTOWSKI, D. C. C. K. et al. A critical analysis of research of a mass -housing programme. Building Research and Information, v. 47, n. 6, 2018.

SIQUEIRA-GAY, J., SÁNCHEZ, L.E. Mainstreaming environmental issues into housing plans: the approach of Strategic Environmental Assessment. Environmental Impact Assessment Review. v. 77, p.145–153, 2019.

STENBERG, J. Dilemmas associated with tenant participation in renovation of housing in marginalized areas areas may lead to system change. Cogent Social Sciences, v. 4, n. 1, p. 1–22, 2018.

VAN GEENHUIZEN, M. A framework for the evaluation of living labs as boundary spanners in innovation. Environment and Planning C: Politics and Space, v.36, n.7, 1280–1298, 2018.

Downloads

Publicado

26-10-2023

Como Citar

PEREIRA, Clara Helena Bianchi; MUIANGA, Elisa Atalia Daniel; KOWALTOWSKI , Doris C. C. K; MONETTI, Erika Harumi Nishimoto. Um processo participativo de desenvolvimento de melhorias em áreas comuns de uso infantil. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–5. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3754. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3754. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

7. Conforto Ergonômico e Qualidade Ambiental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)