Um processo participativo de desenvolvimento de melhorias em áreas comuns de uso infantil
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3754Palavras-chave:
Processo Participativo, Habitação de Interesse Social, Valor do Usuário, Percepção, MelhoriasResumo
Pesquisas que avaliam a Habitação de Interesse Social (HIS) no Brasil frequentemente apontam condições desfavoráveis expressadas pelos moradores em relação à habitação, em termos das unidades e espaços comuns, e do seu entorno. Neste sentido, processos participativos de projetos de melhorias são considerados essenciais por razões políticas, sociais e econômicas, e valores do usuário precisam ser priorizados. Considera-se que o desenvolvimento de processos de introdução de melhorias de HIS existentes, que incluem o morador como protagonista, e com participação ativa, pode ser um meio para orientar ações mais efetivas. No entanto, processos participativos efetivos na área de arquitetura e construção civil ainda são escassos no Brasil. Assim, a pesquisa buscou desenvolver um estudo de caso com participação de moradores de um conjunto habitacional em Campinas, com foco específico, aqui retratado de melhorias, na área recreativa de uso infantil. O estudo visou envolver o público-alvo, crianças moradoras do conjunto habitacional analisado, na definição do seu espaço de lazer. O processo participativo, desenvolvido com as crianças, proporcionou resultados esperados da metodologia, dentre elas aprendizado, criação e avaliação de propostas. Pode-se afirmar que identificar o valor do usuário é essencial para o desenvolvimento de melhorias voltadas ao público-alvo, e atividades participativas lúdicas ampliam o engajamento de usuários
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