Estratégias de projeto de acústica arquitetônica
análise espacial e do tempo de reverberação
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3776Palavras-chave:
Projeto arquitetônico, acústica de edificações, conforto acústicoResumo
A fim de se obter um bom isolamento sonoro e, consequentemente, conforto acústico para uma edificação de uso cultural, é indispensável analisar os materiais empregados em um projeto e, inclusive, as estratégias de projetos a serem adotadas. Sendo assim, esse artigo tem o objetivo de apresentar o estudo de um Centro Cultural de Arte, visando os parâmetros que devem ser analisados ao se realizar um projeto arquitetônico pautado em estratégias de conforto acústico e cálculos de tempo de reverberação. Para isso, partiu-se da investigação dos materiais utilizados internamente aos ambientes, foi considerado os elementos do piso, do forro, das portas estofadas e poltronas, além dos planos alocados sob as paredes. Foram estudadas estratégias de projeto geradas a partir de estudos de conforto e diminuição dos níveis de ruído sonoro interno por meio da absorção. Por meio dos resultados foi possível atingir os níveis ideais entre 1,5 e 0,75 segundos no tempo de reverberação nas frequências 125 Hz, 250 Hz, 500 Hz, 1000 Hz, 2000 Hz e 4000 Hz. As estratégias de isolamento foram aplicadas internamente com paredes duplas no auditório, uso de antecâmara e na distribuição do layout mantendo ao redor do auditório somente ambientes de menor ruído, como os sanitários, salas de equipamentos e circulação horizontal. Além disso, foram adotadas estratégias arquitetônicas e definições de materiais que ratificam a importância dessas soluções em fase de projeto com o intuito de se alcançar qualidade de conforto dos usuários.
Referências
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12179: Tratamento acústico em recintos fechados Rio de Janeiro, 1992.
ALVES, E. V. Estudo das Condições Acústicas de Auditórios. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado em Engenharia Acústica. Aveiro, 2008.
BISTAFA, S. R. Acústica Aplicada ao Controle do Ruído. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2018. 436 p.
BRANDÃO, E. Acústica de Salas: Projeto e Modelagem. 1 ed. São Paulo: Blucher, 2016. 654 p.
CARVALHO, R. P. Acústica Arquitetônica. 2. ed. Brasília: Thesaurus, 2010. 180 p.
COSTA, D. T. P. da. Proposta de adequação acústica em auditório de uso múltiplo. 2019. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, UniCEUB - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
PRÓ ACÚSTICA. Quem somos, missão, visão e valores. 2023. Disponível em: https://www.proacustica.org.br/proacustica/quem-somos/. Acesso em: 23 fev. 2023.
SANTOS, E. S. O.; MELLER, G.; GONCALVES, E. A. C. D.; LOURENÇO, W. M.; PEREIRA, J. M. F.; FERREIRA, L. R. Avaliação acústica do entorno e implantação de um projeto arquitetônico de um centro de artes. In: FIA 2022 - XII Congresso Iberoamericano de Acústica, 2022, Florianópolis. Anais... FIA 2022, p. 1-8.
SANTOS, E. S. O.; LOURENÇO, W. M.; FERREIRA, L. R.; MELO, V. S. G.; GONCALVES, E. A. C. D. Projeto arquitetônico com foco no conforto acústico: estratégias empregadas na concepção de um centro de artes. In: 8º Fórum Internacional ECOINOVAR, 2019, Santa Maria. Florianópolis. 8º Fórum Internacional Ecoinovar, 2019.
WHO – World Health Organization. Burden of Disease from Environmental Noise. [S.l: s.n.]., 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.